Um regime alimentar equilibrado, deve considerar a existência de diferentes nutrientes para a boa manutenção da nossa saúde. A água é um nutriente essencial. Podemos confirmar esta afirmação observando a roda dos alimentos, um excelente guia para nossa alimentação.

Certamente já sabia que a água é um elemento essencial a todos os nossos tecidos, sendo fundamental para a manutenção da saúde e para a nossa sobrevivência. São muitos os benefícios conhecidos para o corpo humano, sendo adequado num regime de alimentação saudável o consumo de 1,5 a 3 Litros de água por dia (recomendação da Direção Geral de Saúde). Cerca de 70% do corpo humano é constituído por água, (crianças 59%, adultos 45% a 70%)

Outra forma do nosso organismo obter água é a partir dos alimentos.

Uma dieta rica em alimentos com muita quantidade de água pode ajudar na hidratação. Apresentamos a a seguir uma pequena lista de alimentos mais comuns na nossa alimentação com a respetiva quantidade de água que os constitui:

- Abacate: cerca de 83% de água.

- Abacaxi: cerca de 88% de água.

- Acerola crua: cerca de 90% de água.

- Açúcar: cerca de 1% de água.

- Alface: cerca de 96% de água.

- Arroz integral cozido: cerca de 70% de água.

- Bolacha de água e sal: cerca de 3% de água.

- Cenoura crua: cerca de 90% de água.

- Espinafre cru: cerca de 94% de água

- Frango assado: cerca de 70% de água.

- Laranja: cerca de 90% de água

- Leite: cerca de 91% de água.

- Manga: cerca de 82% de água.

- Melancia: cerca de 92% de água.

- Melão: cerca de 91,8% de água.

- Manteiga: cerca de 16% de água.

- Morango: cerca de 90,1% de água.

- Ovo: cerca de 75% de água.

- Peixe assado: cerca de 74% de água.

- Pepino: cerca de 95% de água.

-Tomate crú: cerca de 97,5% de água.

- Queijo suiço: cerca de 38% de água.

- Uva: cerca de 81% de água.

 

Note contudo, que apenas 10% da água necessária para suprir nossas recomendações diárias pode ser adquirida pelos alimentos. Sendo assim, não deixe de beber pelo menos 2 litros de água, da torneira diariamente.

Os alimentos ricos em água e sais minerais, como as frutas cítricas e os frutos do mar, ajudam a evitar as câimbras e a combater o cansaço físico ou mental.

Os principais sais minerais do corpo são o sódio, magnésio, fósforo, cálcio, cloro, potássio, ferro e iodo. São bons exemplos de alimentos ricos em água e sais minerais:

  • Água de coco;
  • Verduras, como o espinafre;
  • Frutas como laranja e tangerina;
  • Peixes e frutos do mar

Agora que já conhece alguns dos alimentos mais ricos em água, comece a incluí-los nas suas refeições diárias.

A água é um elemento fundamental no bom funcionamento do organismo, por vezes relegado para segundo plano. O consumo de água nas nossas rotinas diárias, em quantidades suficientes, é uma necessidade cada vez mais óbvia e observada pelos especialistas nesta matéria.

Neste âmbito, gostaríamos de salientar que a água fornecida pela Águas do Algarve aos seus clientes, destaca-se pela sua excelente qualidade, suportada através do cumprimento das melhores práticas de operação e manutenção, sustentadas pela monitorização laboratorial de parâmetros acreditados. Para a monitorização da qualidade é utilizada uma rede de amostragens com cerca de 260 pontos de colheitas, num total de cerca de 96.000 determinações analíticas/ano. A Águas do Algarve consegue, assim, cumprir não só a legislação nacional aplicável, como também as orientações da Organização Mundial de Saúde, as especificações da Certificação em Segurança Alimentar, bem como as especificações da Certificação do produto água para consumo humano.

Seja para consumo ou para as tarefas diárias, a água da torneira está sempre à sua disposição, nas quantidades de que necessita, à distância do simples gesto de abrir a torneira, assumindo um papel preponderante no dia-a-dia e no seu bem-estar. 24 horas por dia, 365 dias por ano.

A Águas do Algarve é a entidade gestora do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve, abrangendo os 16 municípios da região algarvia: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

 

Cuide da sua saúde. Beba água da torneira!

Águas do Algarve