Missão: Operar e verificar o funcionamento dos equipamentos em instalações de drenagem, elevação e tratamento de águas residuais e proceder a tarefas operacionais, de acordo com os procedimentos definidos e instruções superiores, de forma a contribuir para o seu bom funcionamento e conservação das instalações.
Formação académica: Escolaridade mínima obrigatória.
Perfil técnico:
Conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
Disponibilidade para trabalho em regime de turnos e prevenção
Principais responsabilidades:
Monitorizar, controlar e acompanhar através do Centro de Comando e no local, o processo de tratamento, de forma a atuar de forma adequada na regulação do mesmo;
Realizar as manobras de equipamentos e ações de controlo inerentes aos sistemas, de forma a assegurar o correto funcionamento dos sistemas de drenagem, elevação e tratamento, alertando e agindo perante anomalias detetadas no funcionamento dos equipamentos ou infraestruturas;
Operar e verificar o funcionamento das instalações e equipamentos de acordo com os procedimentos definidos, de forma a garantir o seu bom funcionamento;
Realizar rondas aos sistemas de acordo com o planeamento previsto e indicadas superiormente, identificando e registando as anomalias verificadas na ronda no software indicado.
Realizar todos os registos, de acordo com os procedimentos e diretrizes estabelecidas pelos responsáveis;
Efetuar as tarefas necessárias de limpeza de acordo com o planeamento previsto e indicadas pelos responsáveis;
Efetuar a remoção e acondicionamento adequado dos resíduos decorrentes do processo de tratamento/elevação/drenagem;
Recolher amostras e realizar pequenas determinações em pontos definidos dos sistemas de saneamento.
Rececionar e armazenar os produtos químicos de acordo com os procedimentos em vigor.
Preparar os reagentes manuseando, todos os produtos químicos de forma a evitar fugas e derrames, de acordo com os procedimentos de qualidade, ambiente e segurança em vigor.
Efetuar a receção e passagem de turno de forma a garantir a correta troca de informação, comunicando e registando no suporte previsto todas e quaisquer informações relevantes e extraordinárias para a funcionalidade adequada das instalações e equipamentos;
Realizar as tarefas de manutenção de 1º nível que lhe sejam atribuídas, apoiar as atividades de manutenção e melhoria das instalações e equipamentos;
Realizar e/ou participar na gestão de espaços verdes e limpeza dos recintos das instalações dos sistemas de saneamento;
Realizar outras tarefas de apoio à exploração indicadas superiormente;
Cumprir as normas de Segurança, Ambiente e Qualidade e Responsabilidade Social em vigor na empresa;
Outros requisitos:
Bom relacionamento interpessoal e espírito de equipa;
Carta de condução.
Processo Seletivo:
Os/As candidatos/as selecionados/as serão contactados/as para realização de entrevista individual.
Local de Trabalho: Subsistema Faro/Olhão
Oferta
Oportunidade de integração num grupo de referência com um projeto desafiante.
O enquadramento remuneratório na função está sujeito às disposições da Lei do Orçamento de Estado e outra legislação conexa aplicável às Empresas do Grupo AdP.
As pessoas interessadas deverão enviar a sua candidatura, acompanhada de Curriculum Vitae detalhado, até 25 de agosto de 2023, para o endereço de e-mail geral.ada@adp.pt com a referência: “Técnico/a Operativo/a de Operação (M/F) _08/2023 – Águas do Algarve, S.A - Subsistema Faro/Olhão.”.