Seguindo todas as recomendações das entidades competentes, e com um forte sentido de responsabilidade, a Junta de Freguesia de Salir, em coordenação com a Câmara Municipal de Loulé, alteraram o formato da 53ª Festa da Espiga, adaptando-a à nova realidade que estamos a viver.

Neste seguimento a festa mais tradicional e emblemática desta freguesia será assinalada em dois momentos diferenciados e inovadores para este tipo de evento. “A Espiga vai a sua casa”, em carros alegóricos, e “A Espiga em direto”, por meio digital.

Quinta-feira, dia 21 de maio, a partir das 9h30, decorrerá uma iniciativa denominada “A Espiga vai a sua casa”, que irá percorrer toda a freguesia. A partir das 16h00, vai ser possível assistir, através da página de Facebook da Junta de Freguesia de Salir, aos concertos de Filipa Nobre, André Catarino, Diogo Ramos e Gonçalo Tardão, na iniciativa “A Espiga em direto”.

“Com o mesmo empenho das edições anteriores e certos que será uma Festa da Espiga diferente, uma vez que não poderemos estar juntos, não quisemos deixar de estar presentes”, sublinha a comissão organizadora.

A organização manifesta desde logo, a ambição e entusiasmo para que, no próximo ano, tudo decorra com a normalidade esperada, endereçando a todos os intervenientes na organização da festa, aos patrocinadores e comércio local, uma palavra de esperança para o futuro e agradecendo pelo apoio ao longo destes anos.

A Festa Espiga de Salir teve a sua primeira edição a 23 de maio de 1968 e foi organizada pelo então presidente da Junta de Freguesia, José Viegas Gregório, uma das figuras mais emblemáticas da região. Anualmente, centenas de pessoas deslocam-se a Salir no Dia da Espiga, que marca o início da época das colheitas, para apreciar o artesanato, a gastronomia, o folclore, a etnografia e a poesia popular. Graças à notoriedade alcançada pelo evento, a Câmara Municipal de Loulé decidiu passar a comemorar o Dia do Município na Quinta-Feira da Espiga.

A organização informa que as comemorações do Dia da Espiga irão decorrer respeitando todas as regras e recomendações da DGS.

 

Siga tudo em https://www.facebook.com/Junta-de-Freguesia-de-Salir-191379764557963/

 

CML/GAP /RP