O Município de Lagoa promoveu durante os dias 29 e 30 de novembro a 3ª edição do Encontro Regional de Educação Permanente,

um evento já conhecido pelo nome de «Saberes em Festa».

O Centro Cultural – Convento de S. José acolheu durante estes dois dias um vasto programa de atividades direcionadas para as áreas da educação formal e não formal, no âmbito da educação permanente. A comemoração do Dia internacional da Cidade Educadora, a 30 de novembro, a que se associam centenas de cidades de todo o mundo, foi também incluída no “Saberes em Festa” de 2019.

Esta iniciativa permitiu dar a conhecer as múltiplas experiências de educação permanente que têm lugar no concelho de Lagoa e na região do Algarve. Resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente (APCEP) e contou com os importantes apoios da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços Regionais do Algarve e da Universidade do Algarve.

Entre parceiros de organização e instituições participantes, foram mais de 25 entidades de âmbito local, regional e nacional, que conjugaram esforços para ao longo destes dois dias demonstrarem o que se faz numa Cidade Educadora.

A apresentação dos resultados do Orçamento Participativo de Lagoa em 2019, com a presença da Vereadora Ana Martins, a apresentação de exposições, workshops, conferências sobre temáticas diversas, pontuaram o programa cujo encerramento ficou a cargo do presidente da APCEP, Alberto de Melo, e da vice-presidente do município, Anabela Simão.

“Os conceitos de comunidade, ser, identidade, e principalmente a sua transmissão para as novas gerações”, “a importância da capacidade de unir os contributos de todos/as”, fizeram parte dos destaques de Anabela Simão, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, no discurso de encerramento, no auditório do Convento de São José, no fim do segundo dia dos “Saberes em Festa”.  

Esta 3ª edição do evento traduziu para o plano prático, em Lagoa, do lema “Escutar a Cidade para a transformar” com que este ano as Cidades Educadoras de todo o mundo quiseram vincar que “é através do saber e da inteligência coletiva dos cidadãos e dos diversos agentes locais que é possível encontrar melhores respostas” para os complexos problemas com que nos confrontamos.

 

Por: Município de Lagoa