Cerca de quatro dezenas de crianças e jovens do concelho de Lagoa meteram as mãos no barro, nas tintas, em materiais que reciclaram, para celebrar a paz.

Na Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues, em Lagoa, tiveram lugar cinco momentos em que pelo caminho das artes plásticas, os jovens refletiram sobre direitos humanos e cidadania.

Nos dias 27 e 28 de julho, 17 e 18 de agosto e 21 de setembro 2020, modelar barro, criar gravuras e ilustração com materiais reciclados, experimentar diferentes técnicas de pintura, descobrir ferramentas e linguagens criativas, foram os modos de comemoração do dia Internacional da Paz.

Estas atividades contaram com a colaboração da jovem Domingas Veiga, residente em Lagoa, que partilhou com os/as participantes a sua experiência de modelo inspiradora e de embaixadora da Paz e dos Direitos Humanos em Portugal, bem como o seu percurso pessoal e ambições profissionais.

Associado à iniciativa “Network of Role Models – rede de modelos inspiradores” promovida pela Câmara Municipal de Lagoa, este programa de sensibilização de jovens para os direitos humanos e para as artes plásticas envolveu 39 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 19 anos.

Valorizar os ideais da paz e da não violência, divulgando-os entre as pessoas e as nações do mundo, é um dos objetivos que levou a Assembleia Geral das Nações Unidas a proclamar o Dia Internacional da Paz que se comemora a 21 de setembro desde 1981.

 

Por: CM Lagoa