«A Presença das Formigas», projeto de referência ligado à música de raiz tradicional, estreia-se em Loulé com um concerto no Auditório do Solar da Música Nova, a 17 de outubro, às 21h30.

Mas antes, entre as 17h00 e as 19h00, os mesmos intérpretes serão professores num workshop com entrada gratuita, aberto a toda a comunidade  – escolas de ensino regular, Conservatório Francisco Rosado, Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva, entre outras associações -  sobre Canto Tradicional.

“A Presença das Formigas” é um dos cinco espetáculos da programação, que esteve inicialmente prevista para o primeiro semestre deste ano, mas que devido à pandemia teve de ser reagendada. O primeiro evento decorreu em Olhão, a 10 de outubro, com o concerto “Water Return” (em formato de drive-in), pelos prestigiados Olive Tree Dance. A 17 de outubro – no mesmo dia do espetáculo em Loulé – mas às 17h00, a Companhia Instável apresenta contagiantes “Percursos pela arquitetura” em vários espaços do Museu Municipal de Faro. Mais tarde, a 24 de outubro, pelas 17h00, Tavira acolhe o teatro de rua “Passagem” pela reconhecida Companhia PIA, a ocorrer no Jardim da Igreja de São Francisco. E finalmente em novembro, a 28, o Auditório Municipal de Albufeira apresenta, pelas 21h30, um dos maiores ícones femininos da World Music nacional: Celina da Piedade.

Também em novembro, entre 23 e 27, realiza-se nos cinco municípios um novo workshop de cariz interdisciplinar intitulado ”Pinto-me dançando”, destinado ao público infanto-juvenil. Já para 2021 está prevista uma ampla programação que contempla cinco espetáculos com a comunidade, cinco espetáculos internacionais e 20 workshops.

Refira-se que a oferta cultural inserida no projeto inclui sempre, para além de espetáculos de valor internacional e nacional, uma vertente de formação/mediação criativa e interação com os públicos, com workshops nos mesmos dias dos espetáculos com as várias companhias e artistas envolvidos na programação. Incluem-se atividades de música instrumental (didgeridoo), dança contemporânea, canto tradicional português, construção de máscaras e cante alentejano dirigidas ao público em geral. Estas ações, bem como os espetáculos, terão entrada livre limitada (requerendo inscrição prévia), e respeitando as regras de higiene e segurança em vigor emanadas da Direção-Geral de Saúde.

A Programação Cultural em Rede é uma ação conjunta de cinco municípios do Algarve Central, que inclui Loulé, Albufeira, Faro, Olhão e Tavira. O projeto envolve os cinco municípios durante dois anos (2020 e 2021) e explora diversos quadrantes das artes performativas, com direção artística, conteúdos e produção a cargo das empresas Eventors’Lab e Spira – Revitalização Patrimonial, tendo a programação como mote a temática da “Cultura da Sustentabilidade”.

 

CML/GAP /RP