442 atletas de 41 países disputam quatro provas de 7 a 22 de março

De 7 a 22 de março, Albufeira recebe os Campeonatos Europeus de Snooker, que contam com 442 inscritos, oriundos de 41 países.

O torneio é composto por quatro provas, que serão disputadas em 16 mesas, com jogos de manhã à noite, no Salgados Palace Hotel, na praia dos Salgados.

Em competição estarão as estrelas europeias da modalidade, com destaque para o atual campeão nacional, Tiago Teixeira, que se junta a mais 15 colegas em representação da Seleção Portuguesa. Os jogos têm entrada gratuita.

A Seleção Nacional de Snooker vai estar representada por 16 atletas nos Campeonatos Europeus da modalidade, que irão decorrer nos Salgados, em Albufeira, de 7 a 22 de março.

Os 442 atletas inscritos nas quatro provas irão competir em simultâneo em 16 mesas, durante todo o dia. O Campeonato começa com os Sub18 (de 7 a 10 de março), seguindo-se os Sub21 (de 10 a 14 de março), depois a variante de 6 Vermelhas (de 14 a 16 de março) e, por fim, o torneio principal, Absolutos, de 17 a 22 de março.

Os Europeus de Snooker, organizados pela European Billiards and Snooker Association em parceria com a Federação Portuguesa de Bilhar, contam com seleções de 41 países, que trazem os melhores atletas da modalidade.

A equipa lusa conta com o atual campeão nacional (2019), Tiago Teixeira (Free Ball), que irá jogar as quatro provas.

Diogo Badalo (Académica), classificado em 65.º no WSF Open (Mundial para amadores), é outro dos trunfos nacionais.

As hostilidades no pano verde iniciam-se com a cerimónia oficial de abertura no dia 7, seguida do Europeu Sub18, que conta com a participação de 74 atletas, de 27 países. Portugal apresentará um trio: Miguel Ruivo (Cue Action), Guilherme Lemos (Académica de Coimbra) e Tiago Teixeira (Free Ball).

A competição seguinte é o Europeu Sub21, com 98 atletas inscritos, de 32 diferentes.

A Seleção Nacional estará representada por Rui Fonte (Individual), João Gonçalves (Cue Action) e Tiago Teixeira (Free Ball). Segue-se o Europeu de 6 Vermelhas onde estão inscritos 122 atletas, de 35 países. Portugal terá também um trio em prova: João Roque (SC Braga), Tiago Silva (Boavista) e Tiago Teixeira (Free Ball).

A prova-rainha, o Europeu Absoluto, tem inscritos 148 atletas, de 41 países, com Portugal, como anfitrião, a ter contingente alargado de uma dúzia. Os 12 atletas nacionais são o presidente da FPB, Ricardo Salgado (Académica de Coimbra), Tiago Teixeira (Free Ball), João Roque (SC Braga), Tiago Silva (Boavista), Diogo Badalo (Académica de Coimbra), Rui Santos (Clube de Bilhar de Coimbra), Nuno Miguel Santos (Os Celtas), Alexandre Almeida (HotShot), João Grilo (Sporting), Fernando Cardoso (Casa do Benfica de Penacova), João Esteves da Silva (Académica de Coimbra) e Luís Miguel Alves (Free Ball).

A entrada para assistir aos jogos é gratuita.

Por: CM Albufeira