Sob o lema «Passo a passo, rumo a uma vida saudável», o Município de Albufeira organizou para o final da tarde da próxima sexta-feira, uma caminhada para celebrar o Dia Mundial do Coração.

A Pista das Açoteias foi o local escolhido.

Trata-se de uma ação dentro dos trâmites de segurança prescritos pela Direção Geral de Saúde e que vai oferecer brindes a todos os participantes.

 José Carlos Rolo apela a que todos tenham um dia de reflexão em torno da saúde cardiovascular e que adotem um estilo de vida saudável.

A Câmara Municipal de Albufeira comemora o Dia Mundial do Coração com uma Caminhada Saudável, no próximo dia 25 de setembro, com partida às 19h00 na Pista das Açoteias.

Integrada nas atividades do GAJ – Gabinete de Apoio à Juventude, a iniciativa vai reunir um número limitado de participantes, atendendo ao contexto epidemiológico do momento.

 Será uma caminhada ao ar livre entre os pinheiros das Açoteias, promovendo a prática de exercício físico moderado como essencial para um estilo de vida saudável.

Os participantes vão iniciar a caminhada em grupos de até 10 pessoas, com cerca de 5 minutos de separação entre grupos, e com o mapa do percurso, para tentar assegurar o distanciamento entre participantes.

O Dia Mundial do Coração é uma comemoração da Federação Mundial do Coração, coordenada em Portugal pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, que pretende sensibilizar os cidadãos para a importância de um coração saudável, e de como cuidar e promover a saúde deste órgão através da adoção de estilos de vida saudáveis.

Em tempo de Covid-19, cresce esta necessidade de cuidar mais e melhor do coração.

A participação nesta caminhada é gratuita e compreende um percurso de cerca de 10 quilómetros que podem ser percorridos em marcha moderada ou corrida, em piso de terra.

“Este é o dia perfeito para começarmos todos a pensar em aumentar a nossa saúde cardiovascular e o nosso bem-estar, dado que vivemos um tempo de elevado sedentarismo”, diz o Presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, que possivelmente irá participar na ação.

 “Lanço o repto para que deixem os hábitos tabágicos e que aproveitem precisamente este dia, com ou sem caminhada, para o fazerem.

É mesmo necessário o exercício físico e uma alimentação mais saudável para fortalecermos um dos órgãos mais complexos, que é o coração.

Temos, nesta fase da pandemia, que cuidar melhor do corpo e da mente, pelo que, cada qual dentro das suas possibilidades, não deixe de celebrar este Dia”.

Por: CM Albufeira