A partir do próximo mês de agosto, os parques de estacionamento na zona urbana de Albufeira (P1, P5, P6 e estacionamento à superfície da Avenida da Liberdade) irão funcionar com um Sistema de Encaminhamento e Gestão de Veículos,

baseado em sinalética horizontal e vertical suportada a energia solar, que permite saber em tempo real a localização e estado de ocupação dos referidos equipamentos. José Carlos Rolo destaca a enorme vantagem do Sistema, que evita perdas de tempo e estacionamentos indevidos, para além de ser uma tecnologia amiga do ambiente.

O Município de Albufeira implementou um Sistema de Encaminhamento e Gestão de Veículos na zona urbana, que consiste na instalação de cinco painéis a energia solar que indicam a localização e estado (livre ou ocupado) dos principais parques de estacionamento da cidade (P1, P5, P6 e estacionamento à superfície na Avenida da Liberdade). Os painéis estão em constante comunicação com os respetivos parques de estacionamento, de modo a que a informação transmitida corresponda, em tempo real, ao estado de ocupação dos mesmos.

A partir de agora, quem circular pela zona urbana da cidade pode observar a sinalética, que já se encontra instalada, no entanto o sistema só entrará em funcionamento no próximo mês de agosto.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere “que se trata de um investimento na ordem dos 50 mil euros, que irá facilitar imenso a vida dos automobilistas que, a partir do próximo mês de agosto, já não precisam de andar às voltas pela cidade à procura de um lugar de estacionamento”. José Carlos Rolo destaca a enorme vantagem do equipamento, “uma vez que ao passarem junto a um painel, independentemente da zona em que se encontra localizado, as pessoas poderem ficar a saber de imediato da disponibilidade de lugares existente em cada um dos parques, evitando perdas de tempo e estacionamentos indevidos, para além de se tratar de uma tecnologia amiga do ambiente”.

 

Por: CM Albufeira