Um centro de rastreio para a despistagem da covid-19 vai entrar hoje à tarde em funcionamento numa tenda montada junto ao Estádio Algarve, nos concelhos de Faro e de Loulé, anunciou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

Em comunicado, a ARS/Algarve indicou que o centro de testes vai atender as pessoas consideradas suspeitas de infeção pelo novo coronavírus, a quem as autoridades de saúde recomendem a realização de testes, “mas que não necessitem de cuidados hospitalares”.

A colheita de amostras será feita em modelo 'drive thru', ou seja, os cidadãos não necessitam de sair do automóvel para efetuar a análise, sendo “o atendimento efetuado através da janela da viatura”.

O centro de rastreio para despistagem da covid-19 vai funcionar das 09:00 às 21:00, “podendo o horário ser alargado, caso se venha a justificar”, referiu a ARS no documento.

De acordo com a ARS, os testes realizados garantem todas as condições de segurança, pretendendo o centro reduzir o risco de infeção evitando que os casos suspeitos menos graves tenham de se deslocar aos hospitais.

Portugal, que registava no sábado 12 mortes e 1.280 infeções confirmadas, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

A pandemia da covid-19 já provocou 12.895 mortos e 300.097 pessoas estão infetadas em 169 países e territórios.

 

Por: Lusa