O projeto Algarve Network for Families in Need foi criado há aproximadamente dez anos, reconhecendo que, embora o Algarve tenha beneficiado bastante com o crescimento do turismo, ainda havia um alto nível de pobreza em certos setores da população.

Enquanto que muitas pessoas têm objetos dos quais não lhes dão uso, muitas outras têm necessidade desses mesmos objetos. A premissa é simples, os voluntários adquirem os “itens” dos doadores e os mesmos entregam-nos às famílias necessitadas. O grupo trabalha a partir de uma página no Facebook que pode ser acedida por doadores e destinatários. Rapidamente se tornou uma maneira muito popular de apoiar as famílias.

Inicialmente, as doações eram restritas a roupas, produtos para bebés e pequenos utensílios domésticos, mas em poucos anos as doações passaram a ser diversas. Todos os donativos são levados diretamente para famílias carenciadas e nunca destinados a um grupo de angariação de fundos. Assim, quando são doados “itens” que não são necessários imediatamente, os mesmos são armazenados, geralmente nas casas dos voluntários, até que sejam necessários.

Ao longo dos anos, ajudaram pessoas desempregadas a obter trabalho, bem como impediram que crianças fossem acolhidas devido a falta de recursos por parte dos pais.

Em março deste ano, devido à pandemia e ao Covid-19, a situação agravou-se substancialmente e muitos trabalhadores sazonais/autônomos e até trabalhadores contratados viram-se sem emprego. No verão, fase de mais trabalho, muitas pessoas ficaram sem alimentos, sem dinheiro e em risco de perder a sua casa.

O projeto “Algarve Network for Families in Need” lançou um apelo para ajudar essas famílias e atualmente continuam a doar alimentos, tendo chegado a um pico de 1500 pessoas por semana. Para este efeito foram criados pontos de recolha e distribuição em todo o Algarve e as doações financeiras dispararam.

A necessidade permanece e muitas famílias continuam sem auxílio estatal. O recente incêndio no Algarve trouxe um novo pedido por alimentos, roupas, utensílios domésticos e itens de construção. Mais uma vez, a rede respondeu através do seu grupo de voluntários para ajudar aqueles que perderam as suas casas.

Por vezes, este projeto une esforços com associações como é o caso da parceria criada com a Associação Talentos Unidos (TU) para chegar a outras pessoas e contribuir com distribuição de roupas e alimentos. A TU é uma associação sem fins lucrativos que foi criada para apoiar os jovens. Durante a pandemia decidiu adaptar-se às necessidades e começou a fazer distribuição de alimentos, roupas e outros utensílios. Este movimento é marcado pela diferença já que não distribui apenas comida e roupa, como também procura responder a todas e quaisquer necessidades das famílias. Não passa apenas por dar aquilo que se tem, mas sim aquilo que se precisa.

Para proceder ao pedido de ajuda basta dirigir-se à página de Facebook e entrar em contacto caso precise de apoio ou conheça alguém que necessite do mesmo.

 

Redes sociais:

Talentos Unidos: https://www.facebook.com/associacaotalentosunidos

Algarve Network for Families in Need: https://www.facebook.com/groups/algarvenetwork

 

 

Por: Carolina Figueiras