O concurso é uma iniciativa internacional da EDP para jovens do ensino superior em Portugal

Brasil, Espanha, França, Itália e Bélgica, com o objetivo de estimular os estudantes a aplicar os seus conhecimentos académicos no desenvolvimento de um projeto focado num tema relacionado com o Grupo EDP.

Os alunos participaram com o “Projeto de Irrigação Autónoma”, o qual propõe uma solução para otimizar as necessidades de irrigação em função da humidade do solo, do histórico e previsão meteorológica, do tipo de terreno e dos requisitos das plantas cultivadas. O protótipo permite ainda acesso a toda a informação do sistema de rega a partir de uma aplicação do telemóvel, bem como o controlo direto das várias funções por via remota.

Para a equipa da UAlg, orientada pelo professor Luís Manuel Ramos de Oliveira, “com esta solução consegue-se otimizar a produção agrícola de uma forma sustentável e autónoma, promove-se a economia de energia e de água, permitindo o controlo do processo por telemóvel”.

O projeto foi inicialmente escolhido entre as 50 melhores ideias a concurso, foi sucessivamente selecionado nas várias eliminatórias, tendo atingido a final, em conjunto com as equipas do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Superior Técnico, Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Minho.


 

A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 8 mil estudantes, 23% dos quais internacionais, oriundos de mais de 85 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade, ultrapassando os 900 estudantes.

Com 41 anos de existência, aparece pela segunda vez consecutiva no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2019,  que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.

Em 2019 voltou a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects, destacando-se como a melhor universidade portuguesa na área de  Hospitality & Tourism Management. O Shanghai Ranking’s selecionou as 300 melhores instituições de todo o mundo, colocando a UAlg no Top 100, com a melhor classificação nacional nesta área, entre as posições 51-75, liderando o lote das quatro universidades portuguesas avaliadas. Pela primeira vez, na posição 101-125, também apareceu no ranking doTimes Higher Education (THE) Europe Teaching Rankings 2019, que analisa o desempenho do ensino em instituições de ensino superior europeias.

Em 2020 integra pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 IES, de 85 países, que cumpriram os requisites de inclusão.

A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.

A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.