O Museu Municipal de Aljustrel decidiu, no âmbito do seu projeto educativo,

neste ano letivo, dar especial destaque a temas relacionados com a Arqueologia e, neste sentido, tem estado a desenvolver a atividade «Arqueólogo por um dia».

 A escolha deve-se, sobretudo, à importância que os trabalhos arqueológicos têm tido neste concelho, nomeadamente, para ajudar a compreender o seu passado e a sua história. E porque a exposição permanente do museu integra grande parte do espólio recolhido neste território e, entre outras matérias, permite também desvendar a importância que a atividade mineira tem em Aljustrel desde o período romano.

De referir que a atividade, direcionada para crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo, que tem estado a decorrer, numa primeira fase, consistiu na recriação de uma área arqueológica, que foi propositadamente instalada no museu, e os alunos participantes, munidos de pás, pincéis, picaretas, baldes e sacos de acondicionamento, transformaram-se em pequenos arqueólogos.

 Nesta escavação «a fingir» as crianças recolheram os vários fragmentos que consideraram importantes, como cerâmicas, dedicando-se ainda à limpeza, catalogação e restauro das peças, sempre acompanhadas pelas técnicas do museu. A ação, porém, só termina com uma visita ao laboratório de restauro do Museu Municipal de Aljustrel onde, de facto, decorrem os verdadeiros trabalhos.

 Recorde-se que o plano educativo do museu propõe um programa variado, apresentando diversas iniciativas relacionadas com a história e os patrimónios locais, dando-se especial atenção à transmissão de saberes e à divulgação das tradições.

Por: CM ALjustrel