No começo deste mês de agosto muitos iniciaram as suas férias que sempre são símbolo de viagens, descanso e de muito tempo livre.

Sendo possível hoje em dia comprar no supermercado online ou reservar uma mesa num restaurante, pagar impostos ou obter nossa cita médica através de nosso telemóvel ou computador, os diferentes aplicativos existentes podem nos ajudar também durante nossas merecidas férias.

Uma grande maioria das pessoas quando estão de férias acha um bom momento para realizar coisas que durante o resto do ano não têm tempo como ir para o cinema ou conhecer alguma cidade nova. Mas às vezes quando vamos de visita pela primeira vez a uma cidade é difícil saber onde estão os monumentos ou ruas mais importantes da mesma. Para ajudarmos na nossa visita ou planejar qual é a melhor cidade para conhecer, podermos utilizar algum dos aplicativos para telemóveis que oferecem ao momento informação real das lojas, restaurantes, assim como opiniões dos visitantes sobre qual é o restaurante mais económico ou o hotel preferido dos turistas. O mais conhecido aplicativo é o Google Maps com o mapa de toda a cidade, assim como os pontos turísticos mais importantes. Pode baixar o mesmo para Android no Play Store ou para IOs na App Store de forma gratuita. Outras opções de aplicativos neste sentido podem ser OpenStreetMap ou Waze.

Para os dias que ficarmos em casa, uma boa opção é desfrutar de tardes em família. São várias as alternativas para estar com os filhos como ver diferentes filmes ou séries online. A chegada de sites com serviços de streaming foi toda uma revolução dum setor que estava em declínio. Para podermos visualizar os files, podem ser utilizados vários dispositivos se quiser como o computador, a televisão ou o telemóvel. Caso de contar com um plano duma das empresas que oferecem este serviço pago, aceder ao amplo catálogo que têm é muito fácil, inclusive nos aplicativos destes sites. Ou se não é possível contar com esse plano, uma alternativa é descarregar o aplicativo do Youtube que conta com mais 1900 milhões de usuários registados cada mês. Neste canal encontramos vídeos de todo tipo de categorias e gratuitos, sendo possível visualizar aulas de cozinha, de maquilhagem ou até de matemáticas, sendo atualizados com mais vídeos a cada dia. Assim é possível também aprender alguma coisa diferente com o aplicativo de vídeos mais descarregado do mundo.

Dentro das opções para estar tempo em casa com os filhos, todo um clássico é jogar online. Aqui as alternativas são praticamente infinitas porque estão os jogos mais antigos até as últimas novidades. Também encontrarmos jogos para diferentes idades assim é mais simples verificar qual é o mais adequado para os nossos filhos. No caso de filhos pequenos os jogos enfocados a eles são os educativos como os puzzles ou de pintar. Para miúdos maiores encontrarmos um vasto catálogo de aplicativos com jogos diferentes, sendo os mais descarregados o Garena Free Fire, Sonic Dash, Call of Duty, Dream League Soccer ou Homescapes. Também os adultos contam com várias opções de jogos para se divertir como os jogos de casino onde podem encontrar diferentes aplicativos para jogar a roleta em Portugues com dinheiro das 888 ou também de modo gratuita para treinar e aprender. Uns dos aplicativos que mais gostam são os enfocados aos caça-níqueis ou slots de diferentes cores e temáticas que contam com milhões de descarregas mensais.

Podermos aproveitar o tempo livre durante nossas férias para aprender um idioma através de nosso telemóvel ou tablet porque também existem aplicativos para os diferentes dispositivos e com opções de distintos idiomas. De forma fácil e divertida vamos aprender palavras ou frases da linguagem que queremos melhorar ou iniciar-nos. Babel ou Duolingo são dois aplicativos muito utilizados. Em alternativa para as crianças, Wibbu é um jogo baseado num videojogo de ação e aventura para aprender inglês pelo que está especialmente indicado para miúdos e jovens.

O contacto com outras pessoas e ensinar os bons momentos passados com a família ou essa viagem tão especial com os amigos é fundamental para muitas pessoas. Os aplicativos das redes sociais como Instagram ou TikTok são especialmente indicados para compartilhar fotos e vídeos de todo tipo.