Quem passar pelo túnel pedonal da Rotunda dos Dois Mundos, na Avenida dos Descobrimentos, numa das entradas principais de Albufeira,
vai ficar deslumbrado com a criatividade de ASUR, nome artistico  do albufeirense Filipe Neves, convidado pelo Município para embelezar o espaço.«The Ocean Wall»  é o título que o artista deu ao seu mais recente trabalho – um verdadeiro oceano a entrar em pleno coração da cidade.
Uma obra de street art que merece a sua visita!
 
A vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, refere que a iniciativa surgiu da necessidade de renovar a antiga pintura do túnel, que se encontrava danificada, e dar mais luz à passagem subterrânea que liga o centro da cidade ao Parque do Ribeiro, espaço verde e de lazer utilizado diariamente por centenas de residentes e turistas.
Ana Pífaro, que tem a responsabilidade do pelouro da Cultura, sublinha que «para além da reabilitação urbana propriamente dita, o projeto pretende ser uma homenagem aos pescadores da terra e à vida marinha, áreas importantes da atividade económica e das tradições do concelho ».
 
O trabalho, que foi inspirado na obra «Gente de Mar», uma edição publicada pela autarquia, em 2009, para assinalar o Dia Nacional do Pescador, abrange uma área de 700 metros quadrados, onde foram utilizadas cerca de 500 latas de spray.
O resultado está à vista – os barcos tradicionais, onde não falta uma embarcação dedicada a Nossa Senhora da Orada, os pescadores na faina e toda a espécie de vida marinha, que tem suscitado imensas visitas ao local e elogios nos media e nas redes sociais.
 
Para além deste trabalho, o artista foi também convidado para pintar a Rotunda dos Golfinhos, que ficou mais bonita, graças à sua intervenção. A execução das duas obras orçou em 38 mil e 900 euros.
Refira-se que ASUR já é bem conhecido na região pela beleza e enorme realismo das suas pinturas, que podem ser apreciadas nas fachadas dos quarteis dos Bombeiros Voluntários de Albufeira e Silves e em todo o  quarteirão das antigas fábricas de conserva de Olhão.
Para além destes trabalhos, conta no seu curriculum com algumas parcerias com diversas marcas, em festivais e vários murais no País, bem como a nível internacional, como é o caso de Amestrerdão, Milão, Kosovo, Frankfurt, Banguecoque, Bali e Osaka.
 
Por: CM Albufeira