No dia 25 de abril de 2020, a Assembleia Municipal de Faro, celebrará os 46 anos daquela marcante data que nos ofereceu um dos mais fundamentais direitos, cativo até então, a Liberdade.

Não devemos, nunca, esquecer que o legado que nos foi concedido, pelo Movimento dos Capitães, trouxe-nos o Poder Local, que devemos continuar a efetivar, aprofundando a Democracia Local.

O confinamento social, imposto pela pandemia que nos assola, obriga a que, para proteção de todos nós, este ano a comemoração, mantendo a solenidade própria que lhe assiste, adquira um novo formato, em suporte digital.

Assim, decidiu a Assembleia Municipal de Faro, em articulação com a Comissão Permanente para Programação e Acompanhamento do 25A, que a Sessão Comemorativa desta data simbólica, será efetuada online, através da publicação de um vídeo, no site deste órgão (am-faro.pt) e nas respetivas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter.

As intervenções dos diferentes representantes do Grupos Municipais, bem como dos Presidente da Câmara e do Presidente da Assembleia Municipal e ainda, do Coronel Vasco Lourenço, em representação dos capitães de abril, serão intercaladas com momentos culturais e musicais a cargo de Rui Baeta, Nelson Conceição e Afonso Dias. Será também disponibilizado on-line mensagens, em diversos formatos, de associações do nosso concelho.

Sendo esta data uma das maiores da história de Portugal, a Assembleia Municipal de Faro associa-se ao pedido efetuado pela Associação 25A para que se cante, às janelas de nossas casas, pelas 15h do próximo dia 25, o Grândola, Vila Morena, um dos temas que serviu de mote para o início do movimento.

É intenção da Assembleia Municipal de Faro, apesar de uma liberdade que presentemente se vive mais minguada, relembrar a todos os munícipes e para memória futura que a Liberdade deverá estar sempre presente na nossa vida, dela fazendo parte e que ela é alicerce de um futuro comum.

 

Por: CM Faro