No dia 18 de Março de 2020, pelas 21h, no Auditório do Centro Cultural – Convento de São José, em Lagoa,

vai realizar-se uma Sessão Extraordinária Temática da Assembleia Municipal de Lagoa, subordinada ao tema «Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Algarve – PIAAC – AMAL».

A Sessão é pública, terá o formato de debate temático e será moderado pela Mesa da Assembleia Municipal.

 São oradores convidados o Dr. Luís Dias, Coordenador Científico e Executivo do PIAAC Algarve, a Profª. Drª. Cristina Veiga Pires, Coordenadora da Equipa das Zonas Costeiras, o Dr. Brandão Pires, 1º Secretário Executivo da AMAL, e o Dr. Sérgio Inácio, Gestor do PIAAC.

Esta Sessão Extraordinária Temática insere-se no ano temático do Município de Lagoa «Lagoa 2020 – Cidade Sustentável» e tem como objetivo debater as alterações climáticas, as suas causas e efeitos na Região do Algarve, atenta as vulnerabilidades que o território apresenta, em especial as suas zonas costeiras.

O debate deverá centrar-se em torno de dois eixos principais: os recursos hídricos e as Zonas Costeiras. Estes são dois dos problemas decorrentes das alterações climáticas que mais preocupam a população algarvia.

A escassez de recursos hídricos e a seca severa são motivos de séria preocupação da população algarvia, dos agentes políticos e económicos da Região, pois a água é um fator crítico para o seu desenvolvimento sustentável.

Não menos preocupante, a médio/longo prazo, é a subida das águas do mar, em resultado do aquecimento global, que poderá ter efeitos devastadores na costa algarvia, em especial nas povoações costeiras.

O debate do PIAAC – Plano de Adaptação às Alterações Climáticas do Algarve é, por isso, um debate urgente, oportuno e necessário.

Com a apresentação e o debate do PIAAC Algarve pretende-se, por um lado, alertar a população para os riscos decorrentes das alterações climáticas e dar conhecimento das medidas preconizadas para mitigá-las, e, por outro, sensibilizar a população e os agentes económicos para a necessidade do uso eficiente da água e para a racionalização e harmonização do seu uso para os diversos fins.

Concomitantemente, pretende-se sensibilizar os decisores políticos nacionais para a especificidade da Região do Algarve, nem sempre compreendida e considerada, e para a necessidade de implementar, com carácter de urgência, as medidas apontadas no PIAAC – Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas no Algarve.

O PIAAC – Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas no Algarve, da CI-AMAL, merece a concordância de todos os Municípios do Algarve, das Câmaras e Assembleias Municipais, sendo as soluções nele preconizadas suportadas no melhor conhecimento científico.

Por: CM Lagoa