Associação apresenta um aumento no volume de trabalho, refletindo as necessidades da região
O período apreciado abrange de 21 de junho a 21 de junho, coincidindo com o Dia Mundial do Skate, data que marca o início oficial das operações da Associação.
Entre as principais metas departamentais, a WallRide Skate School (Escola de Skate) destaca um aumento significativo no número de alunos e alunas, e aulas, expansão das escolas e eventos visitados, e ampliação das vagas sociais oferecidas. No âmbito da WallRide Constructions (Construção e Reabilitação de Espaços Públicos), foi concluída a reabilitação da iluminação pública do skatepark de Faro, havendo uma melhoria contínua e cuidado dos espaços públicos.
A Lodo Zine (Comunicação e Revista) aumentou o seu foco nas artes, com novas exposições e produções de vídeo e fotografia, além de iniciar atividades de fotojornalismo. O departamento WallRide Events (Eventos) realizou mais de 40 eventos ao longo do ano. O WeAllRide/South Girl Skate (Feminista e LGBTQI+) expandiu o foco de apenas públicos femininos para incluir todas as minorias de género sub-representadas no mundo do skate e na sociedade. O WallCarve (Surfskate) promoveu a interligação entre as culturas do surf e do skatepark, contribuindo para espaços mais diversos. Por fim, o WallRide Community (Ação Social) atuou em diversas áreas sociais, incluindo habitação, empregabilidade, literacia política e combate à pobreza, combate ao racismo, entre outros fatores.
Viriato Villas-Boas, Presidente da WallRide, afirmou: “Tanto eu, como a equipa e comunidade, vemos com sentido de responsabilidade e missão este ‘saldo positivo’ resultante do esforço, sacrifício e trabalho de todos os que acreditam numa visão de uma sociedade mais justa e equilibrada, e ao serviço de todos os seus constituintes. Neste terceiro ano, mais que nunca, constatou-se que o skate funciona primariamente como uma analogia, e não um foco principal, para o trabalho desenvolvido pela WallRide. Por muito carinho que todos sintamos pelo objeto de quatro rodas que nos une, acima (e em cima) do mesmo estará sempre a pessoa que congrega no mesmo chão que todos nós.
É incontornável que existe uma íntima interligação entre a prática do skate e o bem-estar social e económico envolvente, pois se tentarmos resumir todo o propósito de andar de skate, apesar de toda a luta e esforço, do mesmo sobram os sorrisos e felicidade. E não só é mais difícil alcançar esses sorrisos e felicidade na face de carências materiais, de saúde ou sociais; como é destrutivo para qualquer sociedade não criar estruturas ou oportunidades para tal felicidade.
Começando pela redução de obstáculos e diminuição de sofrimento, e passando, lá mais ao fundo, pelas manobras de skate, ou o quadro que se pinta, a música que se compõe, entre tantas outras coisas…
Somos todos Humanos, alguns de nós expressam essa humanidade no skate; mas o que realmente importa é que essa mesma humanidade transpareça – de que forma for”.
A Associação WallRide dedica-se a promover desenvolvimento social e comunitário na ótica do skate, atuando em diversas áreas para melhorar a qualidade de vida e proporcionar oportunidades de inclusão e crescimento para todos os membros da comunidade.
O relatório pode ser consultado na página de LinkedIn da Associação: https://www.linkedin.com/pulse/wallride-terceiro-relat%C3%B3rio-anual-wallridept-j19df/?trackingId=s2XfGjsgQ9Kr10fqYfvgpg%3D%3D
Por: WALL RIDE