Acordeonista farense vence melhor performance internacional dos International Portuguese Music Awards

O Presidente da Câmara Municipal de Faro congratulou hoje o acordeonista Nelson Conceição por trazer para Faro mais um importante galardão internacional musical, na gala “Prémios Internacionais de Música Portuguesa” (IPMA, na sigla inglesa), em espetáculo virtual transmitido no passado dia 2 de Agosto a partir de New Bradford, nos Estados Unidos, com apresentação de Sónia Araújo.

Nelson Conceição recebeu o prémio de “melhor performance internacional”, atribuída ao tema “Mister Machado”, composto por si para homenagear o seu primeiro professor de acordeão, o estoiense Joaquim Machado.

A autarquia vê neste prémio o reconhecimento da excecional carreira de Nelson Conceição, um músico e professor que tem dado tudo de si pela afirmação mundial do acordeão e das tradições musicais algarvias, com o folclore de Bordeira como pano de fundo, evidentemente.

Para o Presidente da Câmara, “a constância e o virtuosismo [de Nelson Conceição], há muito reconhecidas no Algarve e no País, recebem agora mais uma distinção internacional que é justo motivo de orgulho para o premiado e para todos os algarvios.”

“A autarquia transmite-lhe, por isso, vivas felicitações e os seus agradecimentos por tudo o que tem feito pela promoção das tradições musicais algarvias e pelos novos caminhos artísticos que a partir delas tem traçado”, escreveu ainda Rogério Bacalhau na nota oficial.

Nelson Conceição é natural de Bordeira, localidade farense pródiga em grandes acordeonistas.

 O músico tem tido um percurso inspirado e dinâmico desde a sua infância até ao presente, abraçando uma notória diversidade de géneros que permite uma simbiose entre antepassados e contemporâneos através da exploração de relações entre fado e tango, corridinho e música erudita, ou ainda tradições/charolas e jazz manouche/gipsy como se pode escutar no seu mais recente disco “Descobrindo-me”.

 É licenciado em Educação Musical e Pós-graduado em Estudos de Música Popular na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Exerce docência musical em diversas localidades do Algarve e Alentejo.

Por: CM Faro