Durante a cerimónia, o Sr. Comandante Caldeira dos Santos, membro da Administração da APCER, realçou que “a certificação de um sistema de gestão melhora o desempenho geral de uma organização e demonstra aos seus clientes, fornecedores, colaboradores e outros stakeholders que as organizações utilizam boas práticas na sua gestão”.
Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Dr. Jorge Botelho, referiu que a orientação dos esforços de toda a orgânica municipal para uma administração mais eficiente, simplificada e modernizada, mais próxima dos cidadãos e que responda de forma célere e objetiva às suas necessidades, tem sido uma das prioridades estratégicas do seu executivo.
Neste contexto, a autarquia entendeu que o alargamento do Sistema de Gestão da Qualidade, já implementado nalgumas atividades desde 2008, ao âmbito “Gestão Autárquica”, constitui um veículo privilegiado para materializar esses objetivos, capaz de fomentar a eficiência da administração local, através de uma nova cultura organizacional suportada na melhoria contínua.
O processo de certificação de uma organização, qualquer que seja a sua dimensão ou setor de atividade, consiste no reconhecimento formal por um organismo acreditado para esse efeito, que comprova, após a realização de auditorias anuais, que os produtos, serviços e processos de uma determinada entidade estão em conformidade com os requisitos do referencial normativo.
Por intermédio da certificação da qualidade de todos os serviços, a autarquia dá mais um passo na modernização da administração municipal.
Por: CM Tavira