Albufeira volta a hastear Bandeira
Albufeira voltou a ser galardoada com o diploma, medalha e bandeira do Programa ECOXXI, um programa ambiental que reconhece o desempenho dos Municípios.
A bandeira está já hasteada nos Paços do Concelho, significando a existência de um percurso consistente no sentido da sustentabilidade ambiental.
Albufeira foi galardoada com a medalha e a bandeira do Programa ECO XXI 2019, numa cerimónia que teve lugar na Lousã, nos últimos dias de outubro.
A representar o Município esteve o Vereador Rogério Neto, que expressou a sua satisfação: «temos este galardão desde 2009, o que significa uma responsabilidade sempre acrescida, pois queremos continuar a ostentar esta distinção. Ela surge pela promoção da Educação Ambiental que fazemos em Albufeira, nomeadamente pelas escolas, pela implementação do Programa Bandeira Azul, pela cooperação com a sociedade civil em matéria de ambiente e de promoção do desenvolvimento, bem como de uma lista de 21 indicadores que são propostos pelo programa ECO XXI e á qual procuramos dar a nossa melhor
resposta».
 
O ECOXXI é um programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e que visa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos municípiosem torno de alguns temas, como educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, sociedade civil, instituições, emprego, conservação da natureza, ar, água, energia, resíduos, mobilidade, ruído, agricultura, turismo e ordenamento do território.
A cerimónia de entrega dos galardões decorreu a 25 de outubro, na Lousã e Albufeira trouxe, para além da Medalha (simboliza a existência de medidas significativas) e da Bandeira, actualmente hasteada nos Paços do concelho, um diploma, que atesta o compromisso assumido pelo município no percurso para a sustentabilidade.
 
Refira-se que a medalha só é entregue aos municípios com valores superiores a 40% do índice ECOXXI e bandeira, apenas no caso dos municípios atingirem um índice igual ou superior a 50% do índice ECOXXI.
A bandeira é considerada pela Comissão Nacional como indicativa da existência de um percurso consistente no sentido da sustentabilidade.
«É um galardão significativo, pois fala bem do nosso esforço constante quanto à qualidade ambiental do nosso concelho, pelo que vamos continuar a candidatar-nos a este galardão, ou seja, vamos continuar a trabalhar», rematou Rogério Neto.
 
 
Por: CM Albufeira