No âmbito do projeto educativo deste Agrupamento de Escolas a sustentabilidade ambiental do planeta é trabalhada nas vertentes de sensibilização social

mas sobretudo na vertente da mudança de paradigma da mobilidade dos jovens em concreto. Ideias, contestações e manifestações tem estado na ordem do dia da agenda social política e educativa, mas é chegado o momento de passar à prática. Isto consegue-se se cada um de nós der o seu contributo a favor da descarbonização planetária, adotando meios de mobilidade não poluentes. A bicicleta está no centro das soluções urbanas contra as emissões de carbono, de micro e de nanopartículas, pelo que será reforçado o incentivo da sua utilização como meio de transporte.

No âmbito do projeto BIKE Me, os alunos da escola secundária Pinheiro e Rosa já utilizam a bicicleta como meio de transporte. Vamos iniciar no dia 14 terça-feira com os mais jovens, a deslocação para a escola de bicicleta, com o apoio da PSP que garante a segurança do grupo a partir dos 5 pontos de reunião de alunos ciclistas pela cidade. 

O objetivo não se esgota num dia em que os alunos do ensino básico da cidade de Faro vão para a escola bicicleta, mas prevê que esse tipo de mobilidade se repita uma vez por semana com a participação também de professores que acompanham os alunos.

Os alunos receberam formação prévia sobre as regras de trânsito e o uso do capacete é obrigatório pela escola, apesar do código da estrada não o obrigar.

No próximo dia 14 pelas 8 horas, parte o primeiro grupo do ponto de reunião junto à rotunda do hospital (frente à Escola da Penha). Os alunos seguem pela Avenida Gulbenkian intercetando os restantes quatro pontos de reunião até a Escola Neves Júnior. Está previsto o mesmo trajeto de regresso a casa à hora do almoço e à tarde. 

Pretendemos desenvolver nos Alunos uma consciência cívica ativa, em que os alunos são os próprios atores da mudança do paradigma da mobilidade Urbana e em consequência promotores de um ambiente sustentável.

 

Por: Aeprosa