O surto pandémico COVID 19 tem vindo a disseminar-se, rápida e globalmente, em Portugal e no mundo.

A 18 de março foi declarado, em Portugal, o Estado de Emergência pelo Decreto n.º 14-A/2020 do Presidente da República, com duração até dia 02 de abril, podendo vir a ser prorrogado.

Neste âmbito, foram aplicadas em todo o país medidas extraordinárias, de caráter urgente, com vista a conter a transmissão do vírus na população com proibição de circulação de pessoas, de reuniões e do acesso a espaços públicos, encerramento de empresas e escolas, interdição de espaços culturais, desportivos e sociais.

Face a estas circunstâncias excecionais, a Câmara Municipal de Tavira cancelou e adiou diversas iniciativas de âmbito cultural e desportivo, nomeadamente, a programação de eventos prevista para o mês de abril: “Viva a Primavera” (programa cultural promovido em articulação com as associações culturais), concerto de Páscoa pela Orquestra Clássica do Sul, Mostra da Primavera, comemorações do 25 de Abril e Plano de Promoção da Atividade Física do concelho.

No decorrer deste mês de março, a autarquia tinha já procedido ao adiamento da sua programação, designadamente, das comemorações dos 500 anos da elevação de Tavira a cidade, assim como ao encerramento de todos os equipamentos culturais, desportivos e outros edifícios municipais.

Logo que esta grave situação pandémica seja revertida e a vida pública regresse à normalidade, a Câmara Municipal de Tavira pretende reagendar a programação, neste momento cancelada, e manterá o seu apoio às associações culturais e aos clubes desportivos para que possam dar continuidade à sua atividade.

Até lá, mantenha-se em casa. Saúde para todos!

 

Por: CM Tavira