Os Castores do Arade marcaram presença, nos dias 8 e 9 de agosto, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, no Campeonato Nacional de Velocidade para atletas juniores, seniores e veteranos, onde alcançaram uma medalha de prata, uma de bronze, seis finais «A» e duas finais «B».

Os Castores do Arade marcaram presença, nos dias 8 e 9 de agosto, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, no Campeonato Nacional de Velocidade para atletas juniores, seniores e veteranos, onde alcançaram uma medalha de prata, uma de bronze, seis finais “A” e duas finais “B”.

ANA BEBIANO VICE-CAMPEÃ NACIONAL

A atleta Ana Bebiano garantiu a medalha de prata, referente ao segundo lugar alcançado na categoria veteranas “A”, na distância de K1 500 metros, registando o tempo de 2m21s879, terminando a 2,950 segundos da vencedora Ana Ferreira da Silva do Náutico de Crestuma.

IAGO BEBIANO FINALISTA ENTRE OLÍMPICOS E BRONZE NOS SUB-23

Iago Bebiano, que cumpre a sua primeira época no escalão de seniores, alcançou a final A em K1 200 metros. Uma final extremamente competitiva onde os sete primeiros classificados ficaram separados por apenas 1,080 segundos. Iago Bebiano registou o tempo de 38,860 segundos, ficando a apenas 0,796 segundos do atleta olímpico do SL Benfica, João Ribeiro, que venceu com 38,064 segundos. No segundo lugar terminou o internacional Hugo Rocha, do CN Marecos, seguido do também internacional e finalista no último mundial de SUB-23, Kevin Santos do Sporting CP. Messias Baptista, do SL Benfica, que procurava a revalidação do título nacional, membro da tripulação de K4 500 metros que garantiu o apuramento para os Jogos Olímpicos, terminou na 4ª posição e Francisco Santos do Náutico de Ponte de Lima, por apenas 173 milésimos de segundos, foi o 5º classificado, à frente do algarvio Iago Bebiano, seu colega de tripulação na embarcação de K4 500m finalista europeia e mundial de juniores na época passada. Logo atrás terminaram mais dois atletas do Sporting CP, David Varela, também membro da tripulação de K4 500 metros que garantiu o apuramento para os Jogos Olímpicos, e Artur Pereira, seguidos de Igor Pinho do CC Ovar na 9ª posição, também ele finalista no último mundial de SUB-23.

Na categoria de SUB-23, Iago Bebiano, subiu ao terceiro lugar do pódio, atrás de Messias Baptista do SL Benfica e de Francisco Santos do Náutico de Ponte de Lima. Esta final contou com mais um atleta SUB-23, Igor Pinho do CC Ovar, o que demonstra que a canoagem mantém o seu processo de renovação com vários jovens valores a intrometer-se na luta pelas medalhas.

VETERANOS MASCULINOS CONQUISTAM QUATRO FINAIS “A” E DUAS FINAIS “B”

Apesar de não alcançarem lugares de pódio os atletas veteranos masculinos mostraram-se muito competitivos arrecadando quatro finais “A” e duas finais “B.

Rui Marques na categoria de K1 1000m veteranos “A” terminou no 8º lugar na final “A”. Sérgio Carapinha e Nuno Silva alcançaram também a final “A” na categoria de K1 1000m veteranos “B”, terminando na 5ª e 6ª posições, respetivamente. Hélder Tomás participou na final “A” da categoria de veteranos “D” onde apesar de vir a ser desclassificado, terminou na 5ª posição.

Os finalistas “B”, onde se disputam os lugares entre o 10º e 18º, foram os atletas António Luís e Júlio Soares, ambos em K1 1000m veteranos “B”, que terminaram na 15ª e 17ª posição, respetivamente.

NACIONAL DE VELOCIDADE PROSEGUE NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA

O campeonato nacional de velocidade continua nos próximos dias 15 e 16 de agosto para os escalões de iniciados, infantis e cadetes, atletas entre os 11 e os 16 anos, e os Castores do Arade voltarão a marcar presença no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho.

FORTES MEDIDAS DE SEGURANÇA

Marcado por rigorosas medidas de segurança, devido à pandemia de COVID-19, o Centro de Alto Rendimento viu serem atribuídos apenas os títulos em embarcações individuais (K1 e C1), uma vez que dada a distância de segurança determinada pela Direção-Geral de Saúde, não é possível a realização de provas em embarcações bilugares de K2/K4 e C2/C4. As regatas estavam também limitadas a uma participação máxima de atletas nacionais por escalão.

ACESSOS LIMITADOS E TRANSMISSÃO EM DIRETO

A competição realizou-se à porta fechada, fruto das limitações impostas pela pandemia, só sendo permitida a entrada a agentes da canoagem no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho e a Federação Portuguesa de Canoagem disponibilizou a transmissão em direto da prova através do seu canal no youtube, permitindo que os adeptos da modalidade e os familiares e amigos dos jovens atletas pudessem acompanhar a competição à distância.

 

Por: KCCA