Chegou hoje ao fim mais uma edição do Carnaval de Loulé, um dos mais emblemáticos e concorridos do país que este ano voltou a ser destino de milhares de foliões.

Cerca de 75 mil visitantes terão passado pela Avenida José da Costa Mealha nos três dias de corso para celebrar a sétima arte, o tema que inspirou o desfile deste ano, e divertir-se à grande e à louletana, aceitando o apelo que, ano após ano, é lançado pela Câmara Municipal de Loulé.

“Era uma vez… Em Louléwood” permitiu dar asas à imaginação aos mais de 600 figurantes que espalharam boa disposição pelo recinto. A sexy Marylin Monroe com o célebre vestido branco numa cena de “O pecado mora ao lado”, o carismático Jack Sparrow de “O Pirata das Caraíbas”, os heróis da banda-desenhada como o Homem-Aranha, o Super-Homem ou o Capitão América, os protagonistas do Star Wars, sem esquecer figuras de películas de animação como os Minions ou o filme LEGO, e muito mais, foram um verdadeiro elenco de luxo num filme em que a sárira foi o principal ingrediente.

Mas também a música marcou o cortejo carnavalesco, com as sonoridades do samba a ecoaram nos  batuques da bateria e nos pés das bailarinas brasileiras  que são igualmente um dos atrativos deste desfile. Um ritmo imparável nos corpos que vivem o Carnaval de uma forma enérgica e que contagiam o público que assiste, sobretudo os muitos turistas que marcam presença em Loulé. Britânicos, franceses, espanhóis, alemães, italianos, várias foram as nacionalidades dos espetadores que escolheram, mais uma vez, o sol algarvio e a qualidade artística dos 14 carros alegóricos, dos trajes e da própria decoração do recinto para viver esta manifestação etnográfica que faz parte da tradição das gentes louletanas.

De sublinhar ainda a vertente ambiental deste Carnaval que, pelo segundo ano consecutivo, foi distinguido como “Ecoevento” pela aposta na integração de medidas sustentáveis, como  o uso de copos biodegradáveis e compostáveis tendo em vista a eliminação do plástico no recinto.

 

Para Carlos Carmo, vereador dos Eventos da Câmara Municipal de Loulé, “este foi mais um ano em que o Carnaval de Loulé conseguiu reinventar-se, criando uma edição muito especial, com um tema que foi do agrado de todos e que permitiu soltar a criatividade não só em termos da equipa que organiza o desfile mas também de todos os foliões”.

Já o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, salientou o sucesso de mais uma edição do Carnaval de Loulé que voltou a superar as expetativas da organização em termos  de adesão do público. “Podemos dizer que esta foi uma das terças-feiras mais concorridas de sempre, com uma enorme afluência à cidade. Loulé voltou a ser destino de muitas pessoas que gostam de brincar ao Carnaval ou simplesmente apreciar a beleza deste desfile. A economia local voltou a ganhar um dinamismo único nesta altura do ano, os restaurantes, cafés, lojas estiveram sempre cheios e esse é, para nós, um aspeto muito importante e uma das principais razões da nossa aposta neste evento”.

O Carnaval de Loulé está de volta em 2021!