Em virtude da pandemia do novo coronavírus COVID-19, a Câmara Municipal de Castro Marim reuniu o executivo, os cargos de chefia e o delegado de saúde local, para articular as melhores medidas de contingência.

É decisão deste executivo manifestar a confiança e seguir as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS), sendo esta a entidade técnica responsável e a autoridade máxima nacional na matéria, cabendo à autarquia definir qual a forma de atuação municipal mais adequada de forma a minimizar o risco de transmissão do coronavírus.

Assim, este Município não hesitará em tomar as medidas necessárias para fazer face a esta pandemia, concretizando já a partir de hoje algumas decisões relacionadas com eventos e serviços que não reúnem as condições necessárias ao asseguramento do cumprimento das recomendações de higiene e boas práticas da DGS, a saber:

- Cancelamento do mercado mensal, calendarizado para este sábado em Castro Marim;

- Cancelamento do mercado mensal do Azinhal;

- Cancelamento do Mercadinho da Aldeia em Odeleite;

- Encerramento da Piscina Municipal de Castro Marim;

- Suspensão de eventos culturais, recreativos e desportivos;

- Suspensão dos transportes municipais (sociais, culturais e desportivos) à exceção dos transportes realizados por motivos de consulta médica ou realização de exames de diagnóstico e do transporte Castro Marim Mais Perto;

- Suspensão do programa de visitas culturais/excursões;

Foi igualmente decidido criar um serviço social e de saúde preventivo, de emergência e proximidade às populações idosas e mais isoladas, especialmente das freguesias de Odeleite e Azinhal.

Os equipamentos culturais e os monumentos mantêm-se ainda abertos e visitáveis, uma vez que a afluência turística se considera baixa, no entanto serão tomadas medidas específicas e protetoras, quer do visitante, quer dos profissionais que trabalham no atendimento ao público, que passam essencialmente pela manutenção da distância de segurança e pelo reforço da higienização.

A Câmara Municipal de Castro Marim já elaborou o seu Plano de Contingência pandémico, nos termos da lei, estando agora com o delegado de saúde local e que será aprovado na sexta-feira, dia 13 de março.

A Câmara Municipal de Castro Marim apela a toda a população que cumpra com rigor todas as indicações da Direção-Geral de Saúde.

 

Por: CM Castro Marim