A Câmara Municipal de Loulé, numa ação concertada com as juntas de freguesia, irá manter os cemitérios do concelho abertos nos dias 31 de outubro, sábado, e no feriado do dia 1 de novembro

Dia de Todos os Santos, no horário compreendido entre as 8h00 e as 17h00.

Apesar das tradicionais romarias que se verificam nestes dias aos cemitérios, este ano o Município criou regras específicas para este período, de forma a permitir que a população possa assinalar esta tradição religiosa, rezar e prestar homenagem aos seus fiéis defuntos, mas assegurando todas as medidas de segurança sanitária.

Assim, de forma a prevenir eventuais contágios por SARS-Cov -2, a lotação em cada um os cemitérios será definida de acordo com a sua área total, não podendo permanecer no interior desses espaços, em simultâneo, mais do que o número de pessoas estipulado.

A Autarquia e as respetivas juntas de freguesia criaram igualmente circuitos de circulação, com pontos de entrada e de saída diferentes, havendo, nessa medida, um controlo nos acessos.

Por outro lado, será obrigatório o uso de máscara, bem como o distanciamento social, não sendo permitida a concentração de mais de 5 pessoas, excetuando se as mesmas pertencerem ao mesmo agregado familiar.

Refira-se que para o habitual Mercado de Flores, que decorrerá junto ao Cemitério Municipal de Loulé, entre os dias 26 de outubro a 2 de novembro, serão aplicadas igualmente regras rígidas de proteção, tanto dos vendedores como dos clientes, por forma a assegurar a segurança sanitária neste espaço público, por exemplo a higienização das mãos, o cumprimento da etiqueta respiratória e a disponibilização de solução desinfetante.

Numa altura em que o Governo decretou a proibição de saída do respetivo concelho de residência entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, a Câmara Municipal de Loulé reforça também as medidas preventivas de uma eventual propagação do vírus numa data que se reveste de especial importância para toda a comunidade.

O objetivo este Plano de Contingência é, pois, sensibilizar a população para que não se concentre num único dia nos cemitérios do concelho.

 

Por: CM Loulé