A Universidade do Algarve celebra o seu 40º aniversário no dia 11 de dezembro, pelas 17h00, no Grande Auditório do Campus de Gambelas.

PROGRAMA

17h00 Hall do Grande Auditório

Receção aos convidados

17h30 Grande Auditório

Cortejo Académico

Discurso do Presidente do Conselho Geral
​​​​​​​Vítor Neto

Intervenções
Cândida Barroso, Funcionária
Pedro Ornelas, Presidente da Associação Académica
Eduardo Esteves, Docente

Entrega da Medalha da Universidade aos funcionários que completam 25 anos de serviço na Instituição

Entrega do Prémio Universidade do Algarve aos diplomados com mérito no ano letivo de 2017/2018
​​​​​​Com o apoio da Caixa Geral de Depósitos

Entrega dos diplomas aos novos doutores

Entrega do Prémio Manuel Gomes Guerreiro 
Com o apoio dos Municípios de Faro e Loulé

Intervenção de Lídia Jorge, membro do júri
Intervenção de Paulo Henrique Faria Nunes, premiado

Discurso do Magnífico Reitor
Paulo Águas

Cortejo Académico​​​​​​​

Sobre o Prémio Manuel Gomes Guerreiro

Destina-se a galardoar uma obra publicada, livro ou tese de doutoramento, que contribua para o desenvolvimento científico numa das áreas de conhecimento da Universidade do Algarve.

Este prémio de caráter anual, organizado pela Universidade do Algarve, com o patrocínio da Câmara Municipal de Faro e da Câmara Municipal de Loulé, tem um valor pecuniário de 10 mil euros e pretende premiar o melhor trabalho numa das seguintes áreas: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.  Manuel Gomes Guerreiro foi o primeiro Reitor da UAlg e uma das mais destacadas figuras do Algarve do século XX, não só como cidadão, mas também como cientista.

​​​​​​​

Sobre o premiado

Paulo Henrique Faria Nunes é bacharel em direito (Universidade Federal de Goiás - UFG), especialista em relações internacionais (Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás), mestre em geografia (UFG) e doutor em Ciências Políticas e Sociais (área de relações internacionais) na Universidade de Liège (Bélgica).

Ingressou no quadro da PUC Goiás, em 2004, onde atualmente ministra aulas nos cursos de graduação em Direito e Relações Internacionais e participa de grupos de pesquisa da PUC Goiás.

No trabalho premiado, «A Institucionalização da Pan-Amazônia», o autor analisa os principais fatores que favorecem e dificultam o desenvolvimento de uma diplomacia pan-amazônica, tendo em vista que a floresta tropical representa, simultaneamente, um trunfo e um motivo de preocupação. A argumentação é desenvolvida em função dos elementos históricos, económicos, geopolíticos e jurídicos.

 

Por: UALG