Algarve entra em competição com as equipas do CIMAV Vilamoura e do Clube de Vela de Lagos

Nos dias 19 e 20 de Setembro, realiza-se a Liga Vela Portugal - Hospital Lusíadas Porto, que é um campeonato que, juntamente com a regata feminina Women On Water, realizada no fim-de-semana passado, e a Regata do Infante (que é navegada entre Leixões e a Ribeira do Porto) na semana seguinte, integram ao longo de 3 fins-de-semana a Lusíadas Saúde Porto Sailing.
Esta é a principal regata entre clubes que se realiza em Portugal, com 12 tripulações na água, num total de 48 velejadores.

Esta é a prova de apuramento da equipa portuguesa que vai para disputar a final internacional, que nesta edição será realizada em Porto Cervo - Itália, entre 15 a 18 de outubro.

É de salientar que no mundo da vela este é o modelo de competição em formato de Champions League europeia de clubes, tal como a Women On Water no feminino.
Na Liga Vela do próximo fim-de-semana, vão marcar presença alguns dos melhores velejadores portugueses, com títulos nacionais e internacionais em várias classes.

Os portuenses Diogo Costa e Pedro Costa que integram o projeto olímpico da classe de vela 470, tal como Carolina João na Classe Laser, que estão a fazer as provas de apuramento para os próximos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021.
 Entre as tripulações em prova, estão duas do Algarve. Martim Fernandes, Beatriz Gago, Marta Melo e Ricardo Duarte representam o CIMAV Vilamoura.

É de salientar que no fim-de-semana passado, no mesmo formato de competição, mas destinado a tripulações femininas, Beatriz Gago foi à final e apurou para o Campeonato Europeu da Women on Water International.
A outra tripulação do Algarve vem do Clube de Vela de Lagos, com o ex-campeão do Mundo da classe 420 e um dos melhores velejadores nacionais - Martinho Fortunato – ao leme, tendo como tripulantes os seus filhos Marta e Martinho Fortunato e Frederico Batista.
Juntamente com estas tripulações marcam presença equipas com velejadores de referência do Clube Naval de Cascais, Clube de Vela Atlântico, Yate Clube do Porto, Sport Clube do Porto, Sport Algés e Dafundo, Associação Náutica da Madeira, Clube de Vela do Barreiro, Clube de Vela de Viana do Castelo, Clube de Vela do Sado e We Do Sailing.
O campeonato vai ser disputado no Rio Douro, junto às margens de Gaia e da Foz, tendo como base a Douro Marina, proporcionando uma animada competição e magnifico enquadramento paisagístico a esta zona do rio.

As regatas têm início no sábado às 11horas e, no domingo, às 10h30, decorrendo as provas ao longo destes dias.
O modelo de campeonato é de 8 barcos na água, com tripulações a trocar, ao longo das diversas regatas.

Os percursos são curtos, com regatas de cerca 20 minutos, o que privilegia a qualidade dos velejadores e a manobra do barco.
A organização desta regata é da Academia de Vela BBDouro em parceria com a Lusíadas Saúde, que vai disponibilizar uma equipa de profissionais para atuar em situações de urgência com atletas e público em geral, garantindo ainda, um posto de rastreio à Covid-19 para as atletas e equipas técnicas.

Desta forma, a prova segue todas as normas e orientações da DGS para eventos desportivos e terá o controlo de procedimentos COVID19 assegurado por uma equipa médica. 

Por: António Barros