Pessoas com mais de 65 anos podem escolher ir às farmácias, à unidade de saúde móvel nas suas freguesias ou ao Centro de Saúde.

Dois projetos vão permitir vacinar a partir desta quarta-feira, 21 de outubro, o maior número de pessoas com mais de 65 anos contra a gripe sazonal no concelho de Portimão, de acordo com a norma 016/2020 da Direção-Geral da Saúde, relativa aos grupos prioritários e destinada a evitar aglomerados nos centros de saúde numa época de pandemia por covid-19. 

Já este mês, arrancou no terreno o primeiro projeto, intitulado «Vacinar é salvar», em parceria com a UCC Dunas e as juntas de freguesia do concelho, através da Unidade Saúde Móvel.

 A partir de hoje, e em parceria com a Dignitude e a Associação Nacional de Farmácias, começa o programa «Vacinação SNS local».   

«Vacinar é Salvar» é uma iniciativa de saúde comunitária, que permite a vacinação através da Unidade de Saúde Móvel, sendo dinamizada, desde 19 de outubro, pelo projeto “+ Proximidade + Saúde”, da equipa da UCC Dunas do Aces Algarve II-Barlavento, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e as juntas de freguesia do concelho.  

Na freguesia de Portimão, esta forma de «descentralização» do processo de administração das vacinas arrancou no passado dia 19 no Porto de Lagos, percorrendo durante todo o mês de outubro várias áreas, a saber: dia  21 em Portimão, junto à Associação de Dadores de Sangue do Barlavento Algarvio; dia 22  junto à Piscina Municipal de Portimão; dia 23 junto aos Balneários Municipais; dia 26 Junto ao Clube Desportivo da Pedra Mourinha; dia 28 Junto ao Clube Recreativo da Aldeia da Companheira; e dia 30 na Alameda da República, em pleno centro da cidade.

Em novembro, a Unidade de Saúde Móvel irá repartir-se entre as freguesias de Alvor e da Mexilhoeira Grande do seguinte modo: dia 2 na Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande; dia 3 nos Montes de Cima, junto ao antigo café António Lúcio; dia 4 na Senhora do Verde, junto á antiga Escola Primária; dia 5 na Pereira, junto ao Café José Gonçalves; dia 6 no Arão, junto ao Café Manuel Cansado; dias 16, 17 e 18 nos Montes de Alvor, junto ao Posto de Correios; e dias 19 e 20 junto ao Centro Comunitário de Alvor.

De referir que aquela Unidade estará nas três freguesias do concelho de Portimão durante o horário 10h00 - 16h00, de outubro corrente até fevereiro de 2021, com calendarização faseada, que pode ser consultada no site da autarquia e em cartazes informativos.

Para além desta iniciativa, a autarquia acaba de aprovar a celebração de um protocolo entre o Município de Portimão, a Dignitude e a Associação Nacional de Farmácias, em que o primeiro irá assegurar uma comparticipação financeira no valor de 4.050 euros, correspondente à disponibilização de 1.800 vacinas,  no âmbito do programa «Vacinação SNS Local», as quais estarão disponíveis, de forma gratuita, nas farmácias comunitárias que aderiram: Farmácia Carvalho, Farmácia da Pedra Mourinha, Farmácia Central, Farmácia Moderna, Farmácia Portimão Villa, Farmácia Rosa Nunes, Farmácia Amparo e Farmácia Arade.

Deste modo, e no desenvolvimento das estratégias locais de vacinação, a Câmara de Portimão cria uma rede municipal de vacinação com maior capacidade e acessibilidade, por via do aumento do número de locais e de horários disponíveis, com inclusão das farmácias comunitárias e da Unidade de Saúde Móvel, em complemento com a Unidades de Cuidados de Saúde Primários.

 

Por CM Portimão