Num esforço conjunto e contínuo para melhorar as condições dos cidadãos nesta época de pandemia, a Câmara Municipal de Lagos continua empenhada em criar as melhores condições de luta e despiste do vírus,

criando para isso, novas valências para responder às necessidades que poderão surgir, durante o período de mitigação do vírus COVID-19.

Desta forma irão ser criadas zonas de apoio à população (ZAP), em seis locais da cidade, áreas dedicadas ao COVID-19 (ADC) e ainda uma unidade de colheitas para a realização de testes fora do ambiente clínico ou hospitalar.

Já estão definidas e disponíveis seis Zonas de Apoio à População (ZAP) devidamente validadas e vistoriadas pela Delegada de Saúde e aprovadas pela Proteção Civil Distrital, as quais são: o Pavilhão Municipal de Lagos (250 camas), o Motel Âncora (120 camas), a Pousada da Juventude de Lagos (58 camas), o Hotel Sensation Guest House (10 camas), a Messe Militar – Edifício Infante (65 camas) e Edifício D. Sebastião (100 camas), num total de aproximadamente 600 camas, que irão disponibilizar alojamento aos profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro, cuja mobilização para o serviço de prontidão obste a que possam regressar às suas casas e ainda destinadas à população em geral no que respeita ao isolamento preventivo (casos suspeitos de COVID-19) e outras ao isolamento efetivo.

As Áreas Dedicadas ao COVID-19 (ADC’s) são áreas que se destinam apenas a atendimento de utentes suspeitos de ter contraído infeção pelo COVID-19.

O Ministério da Saúde – ARS Algarve, com a colaboração da Câmara Municipal de Lagos, irão abrir uma ADC em Lagos que entrará em funcionamento na próxima semana. Ficará localizada na área do Centro de Saúde sendo constituída por equipa multidisciplinar.

As ADC’s são compostas por salas de observação, área de receção, de espera e instalações sanitárias separadas dos restantes utentes e funcionam num espaço completamente separado do atendimento aos doentes com outras patologias.

Estão a ser ultimados os esforços para instalar uma unidade de colheitas para a realização de testes fora do ambiente clínico ou hospitalar, promovida pelo Ministério da Saúde – ARS Algarve, com a colaboração da Câmara Municipal de Lagos.

Com o objetivo de testar doentes fora de meio hospitalar, em condições de conforto e segurança coletiva e ainda de aliviar o afluxo de potenciais suspeitos portadores de COVID-19 aos hospitais, esta unidade será dedicada à colheita de amostras para rastreio da doença. Este modelo permite que os suspeitos de infeção previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde, se desloquem até ao ponto de recolha sem haver contacto com outras pessoas, levando à redução do risco de infeção em cada colheita.

Estas são mais três medidas de apoio recentemente criadas pela autarquia lacobrigense, a que se juntam outras medidas sociais já em curso, levadas a cabo diariamente por todo o concelho, tais como a entrega ao domicílio de cabazes alimentares e outros bens de primeira necessidade, a entrega de refeições confecionadas e medicamentos, o apoio psicológico, o apoio aos sem-abrigo, entre outras.

A higienização das vias, espaços públicos e locais de maior afluência de pessoas continua a ser realizada diariamente por todas as freguesias do concelho.

De relembrar que os contactos da autarquia continuam disponíveis para qualquer situação que queiram informar ou esclarecer, devendo ser efetuada nos dias úteis, das 9h00 às 17h00, através dos telefones: 282780900; 282771700; 282771775 ou por e-mail para o endereço: expediente.geral@cm-lagos.pt.

A Câmara Municipal de Lagos agradece a todas as entidades envolvidas nesta disponibilização e na solidariedade demonstrada, assim como enaltece a postura exemplar dos lacobrigenses que têm cumprido as indicações de permanência em casa, contribuindo para a contenção da disseminação do vírus COVID-19 e para a saúde de todos.

 

Estado de emergência. Cuide de si e dos outros. Fique em casa!

 

Por: CM Lagos