Os serviços sociais da Câmara Municipal de Lagos, em estreita colaboração com o Instituto Fonte de Vida, a Escola Secundária Júlio Dantas e o Clube de Vela de Lagos, irão implementar, a partir desta sexta-feira, dia 27 de março,

um conjunto de novas medidas de apoio social, inseridas no plano de combate à propagação do Covid-19, direcionadas às pessoas em situação de sem-abrigo do Concelho.

Ao conjunto de medidas recentemente implementadas para prevenção do contágio social e apoio à população mais vulnerável, como idosos e pessoas pertencentes ao grupo de risco, acrescem agora as seguintes medidas de apoio: 

1)    Fornecimento diário de refeições, entre 12h30 e as 13h30, no Cais da Solaria, junto ao Forte Ponta da Bandeira;

2)    Disponibilização do balneário do Clube de Vela todas as quartas-feiras, entre as 10h00 e as 12h00, para higienização e recolha de roupas limpas;

3)    Definição de local, com as condições exigidas para o isolamento social (“quarentena”) caso alguma destas pessoas venha a contrair o Covid-19. 

Com estas medidas espera a autarquia, contribuir para o reforço da segurança da população em geral e das pessoas em situação de sem-abrigo em particular.

Em complemento às situações já identificadas e com acompanhamento ativo e resposta dada, considerando que o sucesso desta medida dependerá da sinalização de todos os casos que necessitem deste apoio, a autarquia apela à população em geral para a partilha, com os serviços sociais da Câmara Municipal, através dos telefones 282780900; 282771700; 282771775 ou por e-mail para o endereço: expediente.geral@cm-lagos.pt , de informações sobre eventuais casos de pessoas em situação de sem-abrigo.

O município garantirá a quem se voluntarie para colaborar na operacionalização destas medidas o acesso aos equipamentos de proteção individual (luvas e máscaras) necessários para que as mesmas sejam realizadas em segurança.

Não esquecer que a estas medidas sociais juntam-se outras já em curso, levadas a cabo diariamente um pouco por todo o concelho, junto da população que mais necessita, como por exemplo a entrega ao domicílio de cabazes alimentares e outros bens de primeira necessidade, entrega de refeições confecionadas e medicamentos, apoio psicológico, entre outras já anunciadas.

A Câmara Municipal de Lagos continuará a trabalhar para promover o bem-estar de todos, pelo que solicita a colaboração dos munícipes no sentido de informar relativamente a qualquer situação de que tenham conhecimento sobre cidadãos ou situações que careçam de apoio. Para que ninguém fique esquecido!

 

Por si, pelos seus por todos, fique em casa!

#fiqueemcasa

 

Por: CM Lagos