O binómio algarvio sagrou-se vice-campeão de Portugal de IGP (disciplinas de pistagem, obediência e proteção canina) nos passados dias 22 e 23 de fevereiro, em Loulé.

Em 20 anos, esta é a primeira vez que um cão da raça Boxer participa nesta complexa competição ficando automaticamente apurado para representar Portugal no campeonado do mundo inter-raças da Fédération cynologique internationale (FCI) a realizar em setembro, na Holanda.

 

Iron Dog Algarve

«Trabalhámos muito nos últimos quatro anos para conseguir este resultado», revela João Paulino, vice-campeão nacional de IGP em conjunto com o seu boxer Echo von der Konigswiese, e responsável pela escola de treino canino algarvia Iron Dog Algarve, em Quarteira. «Ser vice-campeão nacional, em 2020, com um cão desta raça, tendo superado as prestações de outros exemplares das raças pastor belga e pastor alemão, é um facto que deve encher de orgulho os algarvios, os amantes da raça, e que ao mesmo tempo nos estimula para continuar a melhorar a nossas futuras prestações», revela Paulino. «Tivemos a oportunidade de acolher o mais importante evento do ano desta modalidade no Algarve e, obviamente, isso também foi uma importante conquista para o desenvolvimento da modalidade na região, o qual temos vindo a tentar fomentar, ano após ano. Foi muito bom competir ao lado dos melhores de Portugal, subirmos ao pódio na nossa região, e celebrar junto dos nossos apoiantes», explica.

Com este resultado, o binómio fica automaticamente apurado para representar Portugal no campeonato do mundo inter-raças da Fédération cynologique internationale (FCI), a realizar-se de 9 a 13 de setembro, em Apeldoorn, na Holanda. Esta poderá ser a primeira vez que um cão da raça Boxer representa Portugal num campeonato do mundo inter-raças.

Nesta vigésima edição da Taça de Portugal de IGP, organizada pela primeira vez em 20 anos no sul do país, participaram um total de 13 inscritos oriundos de todos os pontos do país, uma das maiores adesões em termos de concorrentes dos últimos anos. O evento atraiu ainda bastante público o qual teve oportunidade de ver in loco a prova de pistagem que se realizou com o apoio da Quinta do Mel (Sociedade Agricola e Industrial do Algarve), localizada em Olhos de Água, a qual cedeu vários hectares de campo aberto para a realização desta disciplina, bem como o campo número 2 do Estádio do Algarve, para a realização das provas das disciplinas de Obediência e Proteção.

Esta edição da Taça de Portugal de IGP sagrou como campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal, o binómio barcelense constituído Casimiro Costa e o cão de pastor alemão Lobo do Sorribas, com um total de 256 pontos (em 300), em segundo lugar ficou o binómio algarvio com 228 pontos, em terceiro lugar Nuno Santos e Butterfly vom Spiritus Lusitanus (pastor belga malinois) com 207 pontos, e em quarto lugar Vanessa Cruz com Cloe del Pableras (pastor belga malinois) com 182 pontos.

Esta modalidade de desporto canino testa de forma exigente cães e os seus condutores em três disciplinas: pistagem, obediência e proteção. Este género de «triatlo canino» tem como intuito testar a estabilidade mental, resistência, coragem, destreza física e mental, a capacidade de discriminação olfativa, vontade de trabalhar, bem como a capacidade e qualidade de treino do cão.

A prova foi organizada pelo Clube Português de Canicultura em colaboração com a escola de treino canino Iron Dog Algarve, e contou com o imprescindível apoio da Câmara Municipal de Loulé e do patrocinador Tibi, nutrição animal.

 

Por: Iron Dog Algarve