31 de outubro e 1 de novembro | Centro Pastoral e Social da Diocese do Algarve | Ferragudo – Lagoa

Nos dias 31 de outubro e 01 de novembro realiza-se o Colóquio Comemorativo “Ferragudo 1520-2020: 500 Anos A Viver o Mar” integrado nas comemorações do 5º centenário de criação de Ferragudo.

O Colóquio Comemorativo tem o seu início marcado para as 09h00 do dia 31 de outubro e decorrerá no Centro Pastoral e Social da Diocese do Algarve.

Esta atividade pretende discutir o passado e o futuro de Ferragudo, e será composta por um conjunto de palestras, a cargo de investigadores que têm trabalhado sobre a história e o património locais, distribuídas ao longo do dia 31 de outubro (sábado). No mesmo dia e no contexto do colóquio, será lançado um trabalho de investigação histórica, da autoria de David Roque, intitulado “Ferragudo: uma economia local no Algarve setecentista”.

No dia 01 de novembro, para o encerramento do colóquio, terão lugar visitas guiadas ao património de Ferragudo.

O Colóquio é destinado ao público em geral e, em especial, a quem se interessa pela história local de Lagoa e/ou pelo património cultural.

A participação requer inscrição prévia que poderá ser realizada em: https://forms.gle/eXLRWLad5vZ9cYnZ9

 O ano de 2020 é marcado pelo quingentésimo aniversário da fundação da povoação de Ferragudo, instituída pela carta de privilégios da Rainha D. Leonor, de 21 de agosto.

Uma longevidade assinalável, digna de ser comemorada com a pompa e circunstância inerentes à memória centenária do lugar.

Sob a égide do 500º aniversário, a Câmara Municipal de Lagoa e a Junta de Freguesia de Ferragudo juntaram esforços e prepararam um conjunto de iniciativas que, ao longo do ano, irão ter lugar sob o mote Ferragudo: 500 anos a Viver o Mar.

 As atividades realizam-se cumprindo com todas as normas de segurança e higiene, com as devidas delimitações, de acordo com as normas da DGS e planos de contingência criados para o efeito.

De salientar ainda a obrigatoriedade do uso de máscara e seguir as regras de segurança definidas para o cada atividade.

Junte-se a nós e participe nas comemorações dos 500 anos de Ferragudo!

 

Por: CM Lagoa