O aluguer de carros tem ganhado cresecente popularidade, e isso explica-se pelo conforto e liberdade que um veículo providencia durante uma viagem de lazer

Alugar um veículo é hoje bastante comum em Portugal e longe vai o tempo em que as pessoas se ficavam pelos destaques de roteiro e atrações principais de um determinado destino. A ascensão do turismo rural mostra, por exemplo, que existe um desejo cada vez maior de explorar ao máximo os lugares mais recônditos, descobrindo os encantos e recantos menos divulgados. Para que isto seja possível, é impensável estar à mercê de redes de transporte de baixa frequência ou de outras alternativas pouco profícuas.

Alugar um carro garante desde logo liberdade de decisão e de hipotéticas alterações de planos, tão apreciadas durante o período de férias. Por norma, grandes histórias e destaques de umas férias de sonho não acontecem nos locais que faziam parte do plano de visita. Para usufruir de todos os benefícios que o aluguer de carros garante é importante ter atenção a alguns aspetos e seguir as boas práticas relacionadas com o processo de aluguer.

Obter informações numa plataforma confiável

Como diz o adágio, “quem tem a informação é rei”. E, nesse sentido, a melhor forma de ter uma visão ampla e pormenorizada das várias opções disponíveis relacionadas ao aluguer de veículos é encontrar um site especializado em aluguer de carros em Portugal. Em plataformas do tipo poderá comparar estilos de automóveis, preços, modalidades de aluguer disponíveis, locais de levantamento e informações extras que podem ser pertinentes para a sua viagem. Tenha atenção ao que está incluído num determinado preço e leia sempre os termos de contrato antes de prosseguir para a reserva.

Fonte: Unsplash

Planear tudo ao pormenor

Independentemente do serviço prestado, o planeamento antecipado é um trunfo essencial para reservas. Tal como nos voos ou no alojamento, a reserva atempada garante sempre benefícios quando comparada com aquela que é feita em cima do joelho. Com efeito, tenha em atenção o seu percurso e tente encontrar um negócio que lhe seja altamente vantajoso. Por vezes, o próprio local de levantamento do veículo também pode representar um benefício: ir buscar o carro mais longe pode gerar uma poupança no custo total.

Incluir tudo o que precisa e pagar online

Descurar uma ou outra necessidade da deslocação é um dos erros mais comuns de quem aluga carro e obriga a um reinvestimento póstumo, que sai quase sempre mais caro. A reserva deve ter em conta o número de pessoas, as especificidades dos passageiros (bebés, idosos, portadores de necessidades especiais, etc.) e as preferências de cada um dos tripulantes. Lembre-se de que a ideia é passar bons momentos e o conforto é importante. Para além de tudo isto, pague online, já que é quase sempre mais barato do que pagar na agência.

Analisar os termos do contrato e de cancelamento

Os contratos podem ser por vezes engenhosos, por isso é importante que tenha a certeza daquilo que está a comprar. Assim, verifique as limitações do contrato e garanta que não irão ser prejudiciais à sua deslocação. Privilegie sempre uma margem de segurança ao nível do limite de quilómetros e da flexibilidade para cancelar a reserva com 24 ou 48 horas antes do levantamento. Esta dica é ainda mais importante se estiver considerando alugar carro no estrangeiro, já que os imprevistos causam ainda mais transtorno.

 

Fonte: Pixabay

Atenção ao combustível e ao estado do carro

Escolha o combustível que mais se adequa ao percurso que pretende fazer, pois pode representar uma poupança bastante aprazível. A política relativa ao combustível também é importante, porque com toda a certeza não quer pagar por combustível que não chegou a utilizar. A opção de depósito cheio-cheio é a mais inteligente, já que obtém um carro com depósito completo e entrega-o também cheio. Outro aspeto que deve ser tido em atenção diz respeito ao estado do carro no momento do levantamento. Muitos utilizadores aconselham tirar fotos para que tenha provas do estado do veículo em caso de divergência com a empresa de aluguer. Na hora de devolver o carro, certifique-se de que o veículo está limpo e em ótimas condições para evitar coimas.