Caros Membros da Comunidade Académica,

Vivemos momentos particularmente complexos. A situação provocada pela doença COVID-19 tem registado uma evolução vertiginosa que conduziu à declaração do Estado de Emergência em Portugal, desde as 0h00 do dia 22 de março.

Nos últimos dias tivemos necessidade e capacidade para tomar um conjunto de medidas que nos permitem garantir a manutenção do funcionamento, ainda que condicionado, do Ensino e da Investigação.

Quero agradecer o trabalho desenvolvido por todos, a rápida resposta a um cenário de crise nunca antes vivido, e enaltecer o espírito de equipa e o elevado sentido de compromisso que se revelaram determinantes para uma transição tranquila.

Dizer-vos que perante as adversidades devemos manter a serenidade e a esperança no futuro, mas também convocar a resiliência, pois o regresso à normalidade, nomeadamente das atividades letivas presenciais, ainda poderá estar algo distante.

Nos próximos dias iremos trabalhar arduamente para encontrar soluções para proporcionar a maior previsibilidade possível aos nossos estudantes. Acredito na nossa capacidade de adaptação, bem demonstrada na rapidez de adesão a instrumentos de ensino não presenciais, e estou certo de que juntos seremos bem-sucedidos nos desafios que ainda teremos que ultrapassar.

Num apelo à união durante esta pandemia, devemos ter presente a importância da nossa participação individual no respeito ao isolamento social, fator essencial para o combate à propagação da COVID-19.

Até ao momento não temos conhecimento de nenhum caso positivo na nossa comunidade. Resta-me desejar-vos muita saúde, assim como às nossas famílias.

Acredito que juntos somos mais fortes!

 

Universidade do Algarve, 23 de março de 2020

O Reitor
Paulo Águas