«A REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERNACIONAIS DE TOPO NO ALGARVE SERÁ UMA PODEROSA ALAVANCA PARA O TURISMO»
O Turismo do Algarve congratula-se com a confirmação, hoje anunciada, da realização do Grande Prémio de Portugal de MotoGP no Autódromo Internacional do Algarve, no próximo mês de novembro.

“Estas são excelentes notícias para o Algarve”, defende João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve. “Depois do Mundial de Superbike, que se realizou neste último fim de semana, a região irá ainda receber, até ao final do ano, mais três competições desportivas de topo (o Portugal Masters – de 10 a 13 de setembro; o Campeonato Mundial de Fórmula 1 – de 25 a 27 de outubro; e agora o Campeonato de MotoGP, de 20 a 22 de novembro), pelo que não podemos estar mais orgulhosos.
 
Estas decisões vêm reconhecer e validar o enorme esforço que todos os agentes da região, em conjunto com as autoridades nacionais, têm vindo a fazer para voltar a posicionar o Algarve como um destino seguro junto da opinião pública.
 
O grau de exigência por parte da organização deste tipo de eventos é, como todos sabemos, elevadíssimo, pelo que esta é uma enorme prova de confiança em relação à capacidade de resposta do destino, não só no que diz respeito à pandemia, mas a todos os níveis”, explica. “Saber ainda que poderemos ver no Algarve, num circuito que ele bem conhece, a exibição do Miguel Oliveira, que está a fazer um percurso extraordinário nesta modalidade é, sem dúvida, um motivo de orgulho adicional e acreditamos que ele terá também um papel preponderante na promoção do nosso destino”, acrescenta. “Para além do circuito do Algarve ser aclamado por todos os praticantes e amantes do motociclismo, pelas suas características técnicas, este será o palco que irá acolher a última prova do campeonato deste ano e que poderá vir a ditar o futuro campeão de MotoGP, o que traz para este evento uma emoção acrescida”.

O Turismo do Algarve considera que a realização deste tipo de eventos internacionais na região será uma poderosa alavanca para a retoma da atividade turística, a médio e longo prazo, não só pelo impacto económico que representam, sobretudo tendo em conta que se realizam em época média-baixa, mas também pela notoriedade que conferem ao destino, posicionando-o como uma opção junto dos viajantes que procuram um turismo de qualidade superior. “A nossa ambição é fazer com que a captação deste tipo de eventos se transforme numa aposta regular e consolidada.
Para além do Autódromo Internacional do Algarve que, no plano desportivo, tem vindo a afirmar-se como uma mais-valia inquestionável, a região está dotada de várias outras infraestruturas que permitem ao destino acolher todo o tipo de iniciativas, segundo o mesmo patamar de exigência e apresentando uma oferta turística diversificada que enriquece a estadia de qualquer visitante”, afirma João Fernandes.