Os futebolistas, equipa técnica e outros funcionários do Gil Vicente voltaram a dar negativo na quinta e última bateria de testes à covid-19, realizada na terça-feira, que antecede a retoma da I Liga hoje frente ao Portimonense.

“O Gil Vicente FC informa que os testes de rastreio realizados ao plantel e 'staff' à covid-19, 24 horas antes do jogo de hoje frente ao Portimonense SC, deram todos negativos”, lê-se numa nota publicada nas redes sociais dos minhotos, que viajaram rumo ao Algarve logo após efetuarem os exames de despistagem ao novo coronavírus, em Barcelos.

O Gil Vicente, nono colocado, com os mesmos 30 pontos de Moreirense e Santa Clara, defronta hoje o Portimonense, antepenúltimo, com 16, seis abaixo da zona de salvação, a partir das 19:00, no Portimão Estádio, num jogo inaugural da 25.ª jornada que assinala o reatamento do campeonato, suspenso desde 12 de março devido à covid-19.

O embate entre algarvios e minhotos terá arbitragem de Hugo Miguel, da associação de Lisboa, e será o primeiro dos 90 jogos das últimas 10 rondas, realizados sob fortes restrições e sem público nos estádios até 26 de julho, numa competição liderada pelo FC Porto, com 60 pontos, mais um do que o campeão Benfica.

Além da I Liga, também a final da Taça de Portugal, entre ‘dragões’ e ‘águias’, integra o plano de desconfinamento face à pandemia de covid-19, ainda em data e local a designar.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 377 mil mortos e infetou mais de 6,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 2,6 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.436 pessoas das 32.895 confirmadas como infetadas, e há 19.869 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

 

Por: Lusa