Atividade promovida pela Equipa de Saúde Escolar da UCC de Faro

Os alunos do 6º ano da turma A da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Dr. José Jesus Neves Júnior do Agrupamento de Escolar Pinheiro e Rosa de Faro decoraram uma das salas de espera do Centro de Saúde de Faro, tornando este espaço mais apelativo e o ambiente mais acolhedor para as crianças que recorrem ao Centro de Saúde.

Esta atividade integrada no Projeto Interdisciplinar de Turma, cujo tema é o «Desenvolvimento Sustentável», foi realizada em colaboração com a Equipa de Saúde Escolar da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Faro no âmbito das celebrações do 30 º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, no dia 20 de novembro, em que os alunos também participaram no Estendal dos Direitos da Criança no âmbito da campanha “Para todas as crianças, todos os direitos”, expondo os trabalhos realizados.

De referir que a decoração deste espaço foi apenas uma das atividades que integram este projeto interdisciplinar que tem como objetivos o desenvolvimento sustentável, erradicar a pobreza, reduzir as desigualdades, a paz, a justiça e a tornar as instituições mais eficazes.

Neste contexto, as crianças têm realizado ao longo do ano letivo  2018/2019 diversas atividades: ações solidárias de diversa natureza; sessão de animação cultural /encontro geracional num lar de idosos; exposição de cartazes sobre a temática da saúde/bem-estar e propuseram ao ACeS Central com a colaboração da Equipa de Saúde Escolar da UCC Faro a decoração de um espaço público que fosse utilizado por crianças no Centro de Saúde de Faro, de forma a torná-lo mais apelativo e acolhedor.

Este projeto foi muito bem-sucedido e contribuiu para desenvolver uma cidadania ativa, valores de solidariedade, respeito pela diferença e igualdade, dando aos alunos a oportunidade de participar ativamente na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

 
Por: ARS Algarve