O PCP realizou no início da semana – dia 12 de Outubro - uma acção de contacto com os trabalhadores e as populações do Algarve que contou com a participação de João Dias, deputado do PCP na Assembleia da República.

A manhã arrancou com a presença solidária do PCP junto das populações e dos eleitos autárquicos de São Bartolomeu de Messines (concelho de Silves) que se concentraram junto à extensão de saúde desta freguesia no concelho de Silves.

Com a epidemia, os problemas que já se verificam no acesso ao direito à saúde por parte das populações agravaram-se.

Faltam médicos, enfermeiros e outros profissionais, faltam os recursos públicos que estão a ser desviados para financiar o negócio da saúde privada com a conivência de sucessivos governos.

Junto das dezenas de pessoas que ali se concentraram, o deputado do PCP fez questão de dar a conhecer o plano de emergência que o PCP apresentou para a defesa do Serviço Nacional de Saúde e de valorizar a luta das populações em defesa do seu direito à saúde.

Ainda nessa manhã, uma delegação do PCP visitou e contactou com os profissionais do Centro de Saúde de Portimão confirmando no essencial a existência de problemas que são transversais.

Durante a tarde realizou-se um contacto com os trabalhadores da autarquia de Lagos, designadamente o sector da limpeza e higiene urbana, onde se deu a conhecer a intervenção do PCP em defesa da aplicação do subsídio de insalubridade, penosidade e risco, cuja regulamentação está por concretizar há 19 anos e que constitui uma justa retribuição a estes trabalhadores, tendo em conta as suas condições de trabalho e nível salarial existente.

 

Por: PCP Algarve