Nos dias 25, 26 e 27 de setembro vai ser possível saber mais sobre sustentabilidade nos hipermercados Continente. Esta parceria ocorre no âmbito de criação do Dia Nacional da Sustentabilidade, um movimento iniciado em abril deste ano, pela DECO PROTESTE, e que se encontra em apreciação pela Assembleia da República.

Entre os dias 25 e 27 de setembro, a DECO PROTESTE e o Continente juntam-se para sensibilizar os portugueses sobre a importância de tomarmos, no dia-a-dia, opções sustentáveis. Por todo o País, as lojas Continente vão receber a Organização de Defesa do Consumidor com várias dicas práticas para a mudança comportamental e incentivo à participação na criação do Dia Nacional da Sustentabilidade.

“Embora não seja ainda possível oficializar o dia 25 de setembro - proposto como o Dia Nacional da Sustentabilidade -, junto de todos os parceiros, associados e consumidores, aproveitámos esta oportunidade para assinalar a data e alertar os portugueses, de forma objetiva, sobre o panorama atual e a urgência de práticas mais sustentáveis”, revela Bruno Santos, da DECO PROTESTE. Esta iniciativa com o Continente resulta de uma “feliz parceria entre duas organizações que se preocupam com o futuro e que acreditam veemente que cada um de nós pode contribuir para a mudança urgente em prol do Planeta Terra.”

A partir das 15h00 de dia 25 de setembro e até às 19h00 do dia 27, as lojas da Amadora, Évora, Loulé, Maia Jardim, S. João da Madeira, Santarém, Viana do Castelo e Viseu vão unir esforços para sensibilizar os portugueses relativamente a alguns dos comportamentos mais comuns e que comprometem o ambiente, deixando dicas acerca do que poderão passar a fazer para se tornarem mais sustentáveis e ao mesmo tempo pouparem. Desde “a diminuição da utilização de sacos, as soluções para diminuir o desperdício alimentar e energético, a DECO PROTESTE e o Continente partilham novos hábitos que poderão fazer a diferença no amanhã” desvenda Bruno Santos, da DECO PROTESTE.

Para apelar para esta causa e sensibilizar os portugueses - privados e empresas – para a necessária mudança comportamental, a DECO PROTESTE entregou em abril deste ano, na Assembleia da República (AR), a proposta de criação do Dia Nacional da Sustentabilidade, aguardando-se agora pelo agendamento da discussão do tema em plenário, pelo que, tal como refere Bruno Santos, da DECO PROTESTE, “é agora fundamental que os consumidores se juntem a nós para conseguirmos o reconhecimento deste dia pela Assembleia da República”.

A Organização de Defesa do Consumidor escolheu o dia 25 de setembro para assinalar o Dia Nacional da Sustentabilidade como homenagem à data em que foram oficializados, pela ONU, os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.

Pedro Lago, Diretor de Projetos de Sustentabilidade e Economia Circular da Sonae MC acrescenta que “a sustentabilidade é trabalhada no Continente todos os dias, mas a existência de um dia nacional reforça a responsabilidade coletiva. É por isso que somos a primeira cadeia de retalho em Portugal a querermos associar-nos a este dia”.

 

Por: BCW