A DECO INFORMA…

A quinta geração da rede móvel, que permitirá ligações mais rápidas e a possibilidade de abranger bastantes mais dispositivos numa determinada área, está prevista para 2020.

Esta implementação obriga a uma alteração das frequências usadas pela televisão digital terrestre (TDT), pois, em maio de 2017, ficou decidido que a tecnologia 5G iria utilizar a banda dos 700 MHz, e, em Portugal, esta faixa tem sido ocupada pela TDT, pelo que o serviço vai ter de transferir-se para outras bandas.

A mudança arrancou com um teste-piloto na zona de Odivelas, em novembro do ano passado, realizado pela MEO.

O processo global de adaptação de frequências, esse, começa a sul, no fim de janeiro ou já em fevereiro. Tudo tem de ficar concluído até 30 de junho.

Estas adaptações costumam demorar horas, mas o consumidor ficará sem sinal de televisão durante apenas alguns minutos, pois a MEO usará emissores portáteis, que garantem a emissão durante os trabalhos.

As equipas da MEO estarão no terreno para prestarem o apoio necessário. Entretanto, e apostando numa campanha de proximidade, estão a ser estabelecidos protocolos com câmaras municipais e juntas de freguesia, que podem passar por sessões de esclarecimento, distribuição de panfletos ou cartazes em espaços públicos.

A Anacom, autoridade das telecomunicações, também fará sessões de esclarecimento, distribuição de folhetos e envio de cartas. Está ainda disponível uma linha telefónica para esclarecimentos: 800 102 002, das 9 às 22 horas.

E o que tem o consumidor de fazer? Na grande maioria dos casos, a migração implica apenas a sintonização das novas frequências. Não será necessário comprar equipamentos, nem reorientar as antenas ou tão-pouco aderir a serviços de televisão.

Se for aliciado, deixe a sua denúncia junto da nossa Delegação, na Rua Dr. Coelho de Carvalho, n.º 1C, em Faro ou através do correio eletrónico: deco.algarve@deco.pt

Por: DECO