Filme «Kon Tiki – A Viagem Impossível» Fortaleza de Sagres | 9 de novembro
«Descobrimentos, Migrações e Viagens» - Ciclo de cinema e debates encerra no próximo dia 9 de novembro, com a exibição do filme «Kon Tiki – A Viagem Impossível», a acontecer na Fortaleza de Sagres, pelas 17horas.
 
«Kon Tiki – A Viagem Impossível» é um filme norueguês, realizado em 2012, por Joachim Rønning e Espen Sandberg, que retrata a aventura do explorador e etnógrafo Thor Heyerdahl (1914 – 2002) na expedição que realizou em 1947, pelo Oceano Pacífico, apenas com uma tripulação de 5 pessoas, com o intuito de demonstrar a possibilidade da colonização da Polinésia por via marítima, pelos povos sul americanos.
 
O debate será conduzido pelos biólogos marinhos André Dias e Daniel Machado.
 
Kon Tiki era o nome do barco, em género de jangada, construído pelo próprio Heyerdahl com recurso a técnicas tradicionais indígenas e utilizando toras de madeira balsa e outros materiais nativos.
 
Apesar da existência de rádio, relógios, sextantes e mapas a bordo, o barco foi conduzido apenas pelas marés, correntes e força do vento, que é quase uma constante na direção este-oeste ao longo do Equador.
 
O filme foi indicado ao Globo de Ouro para Melhor Filme Estrangeiro e ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, no ano de 2013.
«Descobrimentos, Migrações e Viagens» é um projeto do Cineclube de Faro que integra o DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve.
 
 
 
Por : DRCAlg