Não meus Amigos, não se trata de uma matéria que está na «moda» na comunicação social,

ou que interessa apenas a especialistas ambientais ou a determinados grupos que se colam ao tema.

O problema é real e interessa a toda a sociedade, aos cidadãos e em particular aos Empresários e Trabalhadores, pelo impacto que tem na Economia e desde logo na nossa região, o Algarve.

Seria um enorme erro pensarmos que não é nada connosco, arriscando-nos a ficar de fora da reflexão sobre a matéria e a ser confrontados com propostas irrealistas e inadequadas. E, de certeza, atrasadas.

São diárias as notícias sobre as Alterações Climáticas em todo o planeta. Aumento de temperaturas, produção crescente de carbono, descongelamento de glaciares, subida das águas nos oceanos, diminuição da pluviosidade, seca crescente nas zonas mais quentes do globo.

Todos os estudos das agências internacionais responsáveis apontam, com rigor científico, para o agravamento irreversível destas tendências.

Portugal está neste quadro. E o Algarve de forma especial, em consequência da sua localização geográfica mais meridional.

Sabemos que nem todas as notícias sobre esta matéria são objetivas. Mas isso não nos deve conduzir à subestimação e menosprezo da situação.

Já existem fortes indícios que apontam para um agravamento dos sinais negativos na nossa região (aumento de temperaturas, diminuição da pluviosidade, escassez de água, subida das águas do mar). Com consequências na atividade económica e na vida da região.   

Pode haver opiniões diferentes sobre o ritmo, mas não sobre o processo continuo de alterações climáticas e em particular da seca.

ALGARVE. Como atuar?

Não se pode deixar que a problemática fique dependente de «Lisboa», ou seja objeto de disputa entre grupos políticos, ou de discussão entre especialistas.

Devemos agir como Sociedade Civil, como Cidadãos, como Empresários. Que pensam também no futuro.

O NERA propõe-se contribuir para a dinamização de um processo de análise, esclarecimento e discussão pública séria e responsável, de divulgação e sensibilização desta problemática aos cidadãos. Isolando oportunismos. Apelando à urgência.

Objetivo 1: suscitar uma reflexão sobre as consequências no território e na vida económica e social da Região, do aumento de temperaturas, da escassez da água, das tendências de agravamento da seca.

Objetivo 2: apoiar as melhores soluções e a sua aplicação integrada, que derivem de estudos e propostas institucionais responsáveis.

Objetivo 3: adaptação das atividades económicas existentes aos condicionalismos derivantes das alterações climáticas e da limitação de recursos hídricos, que exigem recomposição da sua gestão, para uso das populações e pela Economia, nas atividades associadas à Terra e ao Mar e aos diferentes setores do Turismo.

Trata-se de uma batalha que nos deve mobilizar a todos: cidadãos, empresários, associações, entidades e instituições públicas municipais, regionais e nacionais. Numa perspetiva séria e construtiva.

Não pode haver atrasos nos diagnósticos, nem soluções meramente setoriais, ou locais. Mas sim um plano estratégico integrado, que tenha por base um denominador comum: o interesse da Região Algarve num quadro nacional.

O NERA vai promover um primeiro Encontro regional de Informação e Esclarecimento da opinião pública sobre esta problemática. Com a participação das entidades oficiais regionais ligadas à matéria. E de representantes empresariais. E dos cidadãos.

Objetivo: saber onde estamos em matéria de evolução climática, evolução da seca e problemas da água, que caminho seguir. Apoiar as melhores soluções. Combater atrasos.

Não podemos perder tempo.

Está em jogo o futuro da região.

 

Por: NERA