OBRAS PÚBLICAS, CULTURA E FESTA DA ESPIGA EM DESTAQUE NUM PROGRAMA ONLINE

Na próxima quinta-feira, 21 de maio, – Dia da Espiga ou Quinta-Feira de Ascensão - celebra-se mais um aniversário do Município de Loulé. Este ano, face às limitações impostas pela pandemia da COVID-19, o programa comemorativo faz-se no ciberespaço, garantindo a participação de todos os cidadãos em máxima segurança e cumprindo as recomendações de prevenção da Direção-Geral de Saúde.

Na véspera do feriado municipal, quarta-feira, 20 de maio, a programação online que o Cineteatro Louletano tem promovido durante este período de confinamento, através do seu Facebook, apresenta duas estreias absolutas. Às 18h30, inicia o concerto online com Adriano Alves (“Dinga”), baixista da banda da fadista Mariza; e à noite, às 22h00, numa iniciativa conjunta da Câmara de Loulé, através do Cineteatro e do Loulé Film Office, e da associação Plutão de Verão, é divulgada uma mostra de curtas-metragens Young South Film Festival – Couch Editions, iniciativa que pretende dar a conhecer a nova geração de realizadores.

No Dia do Município, 21 de maio, a cerimónia do hastear da Bandeira acontece às 9h00, um momento que este ano ganha ainda maior simbolismo e que é transmitido online, através do Facebook do Município. É também através deste espaço virtual que, às 9h30, passa o vídeo “Loulé não para”. As principais obras em curso e os investimentos públicos do concelho são apresentados através de imagens.

A partir das 10h00, os munícipes têm a oportunidade de falar diretamente com o presidente Vítor Aleixo e com os membros do executivo, colocar dúvidas ou simplesmente deixar sugestões sobre qualquer matéria que respeite ao concelho. É necessário realizar uma inscrição prévia online, no próprio dia, através do link: https://us02web.zoom.us/j/87607620735?pwd=bnJZamdLcFRKUFlpRzI3bGpaZUQzdz09

Durante o dia, a Autarquia recorda igualmente, através de pequenos vídeos, no Facebook do Município, momentos que marcaram a atividade municipal nos últimos tempos. Às 14h00, passa o vídeo da cerimónia de celebração do contrato interadministrativo para a construção dos Edifícios de Saúde de Loulé, presidida pela secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, enquanto que às 16h30, é recordado o momento inaugural da BAL – Base de Apoio Logístico de Quarteira, que aconteceu no passado dia 29 de fevereiro, com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa.

As atenções viram-se novamente para o Cineteatro Louletano com mais duas estreias, em direto, através do Facebook desta sala de espetáculos: às 18h30, com a vídeo-performance protagonizada pela associação Mákina de Cena, e às 22h30, com o concerto online do músico holandês radicado em Boliqueime Ray van Dijvenbode.

O presidente da Câmara de Loulé sublinha que “apesar deste momento de exceção, em que o mundo tenta reerguer-se de um longo e difícil confinamento, a Câmara Municipal de Loulé não podia deixar de assinalar esta data da maior relevância para todo o concelho, transmitindo uma palavra de esperança no futuro e no desenvolvimento do território”.

Das comemorações do Dia do Município de Loulé destaca-se ainda a Festa da Espiga, elemento indissociável desta efeméride. Apesar do emblemático desfile etnográfico e todas as atividades realizadas em Salir durante estes três dias terem sido canceladas, em virtude da pandemia, as tradições da Espiga desta freguesia serrana estão bem vivas neste programa.

Assim, em representação de todos os participantes do desfile anual, dois carros, decorados e com elementos que simbolizam a atividade agrícola local, percorrem as ruas da freguesia, durante a manhã, levando um pouco daquele que é o espírito desta festa à porta da casa dos salirenses. A partir das 16h30, na página de Facebook da Junta de Freguesia de Salir, passam os concertos de alguns dos nomes que atuaram no palco da Festa da Espiga: Filipa Nobre, André Catarino, Valentim Filipe, Nuno Martins, Diogo Ramos e Gonçalo Tardão.

 

CML/GAP /RP