O pelotão da 46.ª Volta ao Algarve continua a ganhar forma, sendo já doze as equipas estrangeiras confirmadas na prova, que vai realizar-se entre 19 e 23 de fevereiro.

Depois de terem sido anunciadas sete formações do WorldTour, são agora confirmados mais três blocos da primeira divisão mundial. A alemã Team Sunweb e a estadunidense Trek-Segafredo regressam para mais uma participação, enquanto a Israel Cycling Acadey vai estrear-se na corrida do sul de Portugal.

São também conhecidas as primeiras duas equipas de categoria continental profissional com convite assegurado para a prova portuguesa do circuito UCI ProSeries, ambas repetentes na Volta ao Algarve: a espanhola Caja Rural-Seguros RGA e a belga Wanty Gobert-Tornans.

As formações previamente confirmadas são a Astana Pro Team, Bora-hansgrohe, CCC Team, Deceuninck-Quick Step, Groupama-FDJ, Lotto Soudal e UAE Team Emirates.

A 46.ª Volta ao Algarve terá cinco etapas e um total de 771,4 quilómetros. Começa com uma ligação de 195,6 quilómetros, entre Portimão e Lagos, prevendo-se uma chegada ao sprint. A segunda tirada liga Sagres ao alto da Fóia, em Monchique, ao longo de 183,9 quilómetros, adivinhando-se que seja o primeiro confronto entre os candidatos à camisola amarela final.

Os velocistas têm nova oportunidade na terceira etapa, a mais longa da competição, 201,9 quilómetros, entre Faro e Tavira. Ao quarto dia o pelotão parte de Albufeira para chegar no alto do Malhão, em Loulé, depois de cumpridos 169,7 quilómetros. A corrida termina com a chamada «prova da verdade», um contrarrelógio individual de 20,3 quilómetros, com início e final em Lagoa.

Percurso

19 de fevereiro - 1.ª Etapa: Portimão – Lagos, 195,6 km

20 de fevereiro: - 2.ª Etapa: Sagres – Fóia (Monchique), 183,9 km

21 de fevereiro - 3.ª Etapa: Faro – Tavira, 201,9 km

22 de fevereiro - 4.ª Etapa: Albufeira – Malhão (Loulé), 169,7 km

23 de fevereiro – 5.ª Etapa: Lagoa – Lagoa, 20,3 km (CRI) 

 

Por: FP Ciciclismo