A EDP Distribuição realizou no dia 18 de outubro, uma intervenção no cabo subaquático de Média Tensão de 15 kV que, desde os primeiros anos da década de 90 do século passado, faz a travessia entre as Ilhas da Armona e da Culatra, levando a energia elétrica a esta Ilha e ao Farol.

O objetivo desta intervenção foi aproveitar o dia em que se registou a maré mais baixa do ano para proceder ao enterramento de um troço de cerca de 80 metros desse cabo submarino, que se encontrava à superfície na chegada à Ilha da Culatra.

Simultaneamente – e de modo a salvaguardar a segurança das pessoas que procedam a eventuais intervenções na barra – procedeu-se à colocação de balizas e marcos de sinalização da presença do cabo.

Os trabalhos – cuidadosamente projetados e que envolveram uma logística complexa – começaram a ser preparados na véspera, dia 17 de outubro, e contaram com o devido acompanhamento da Polícia Marítima e com o acordo do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e da Agência Portuguesa do Ambiente.

Entre as várias etapas que foi necessário cumprir, salienta-se, na véspera, a mobilização e transporte dos equipamentos essenciais (nomeadamente plataforma, rebocador, giratória e contentores) para a Ilha da Culatra, em período de preia-mar; e, no próprio dia, todas as manobras – desde a recolha de resíduos à abertura da vala – que viabilizaram o enterramento do cabo.

Os custos desta obra – que vem adicionar maior segurança e mais fiabilidade à entrega de eletricidade à Culatra e Farol, rondaram os 20 mil euros.