A época de 2020 do ciclismo mundial arrancou a 19 de Fevereiro na 46ª Volta ao Algarve em bicicleta que conta, uma vez mais,

 com a participação da elite da modalidade para pedalar pelos mais desafiantes troços da região, onde se inclui a passagem por São Brás de Alportel.

A primeira passagem pelo concelho está marcada para dia 21.

Ao percorrerem a EN2 os ciclistas vão passar pelo sítio de Machados e chegam a São Brás de Alportel, para uma meta volante, na Circular Norte.

O calendário da organização - a Federação Portuguesa de Ciclismo - estima que os ciclistas entrem no concelho a partir das 12h15.

A adrenalina da Volta ao Algarve em bicicleta regressa a São Brás de Alportel no sábado, dia 22, com passagem pelo Malhão, S. Romão, Alportel e EN2. O calendário da organização estima que os ciclistas façam o percurso no concelho entre as 14h50 e as 15h20.

A 46.ª Volta ao Algarve em Bicicleta tem vindo, ano após ano, a afirmar-se no panorama competitivo do ciclismo mundial e é a prova rainha desta modalidade no Algarve. Anualmente, coloca o Algarve e os locais por onde passa na mira dos amantes do ciclismo a nível mundial, através dos mais diversos meios de comunicação, tendo vindo a demonstrar grande potencial na área da promoção turística da região.

Ciente da potencialidade desta prova para a notoriedade e atratividade da região, o Município de São Brás de Alportel apoia uma vez mais a iniciativa, a cargo da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Em 2020, a Volta ao Algarve em bicicleta conta um pelotão de sonho: 7 campeões olímpicos, mundiais e europeus em título, 2corredores do top 10 mundial e 24 do top 100.

«A Volta ao Algarve tem mais do que competição para oferecer. Mostra que o Algarve é um destino ideal para a prática de ciclismo ao longo de todo o ano e atrai turistas que vêm pedalar no Algarve Granfondo Cofidis e muitos outros que se deslocam propositadamente para assistir à corrida, enchendo hotéis em época baixa. Mas a Volta ao Algarve é também a mobilidade.

A presença do projeto O Ciclismo Vai à Escola e a realização do Passeio da Família alertam para a necessidade de todos mudarmos comportamentos, em defesa do ambiente», explica o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Magalhães Pereira.

«Por tudo isto, a Volta ao Algarve Cofidis é muito importante para o ciclismo português e é um emblema daquilo a que podemos chamar «novo ciclismo»», conclui.

A 46.ª Volta ao Algarve em Bicicleta é organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo e conta com o apoio do Município de São Brás de Alportel.

 

Por: CM de São Brás de Alportel