Mais 64 notários em todo o país faz rede crescer para 506

A Ordem dos Notários deu hoje posse a mais 64 notários e com isso a rede notarial cresceu para 506, em todo o Portugal Continental e ilhas. Durante a cerimónia, que contou com a presença da Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, o Bastonário Jorge Batista da Silva lembrou que os notários portugueses já servem mais de 1 milhão de clientes por ano, porque os cidadãos querem ser atendidos por notários. Deixou, por isso, a promessa que “em 2020 vamos continuar a abrir mais balcões de atendimento porque queremos estar em todos os concelhos”.

Em 2015, o país tinha cerca de 350 notários e hoje conta com 506, um crescimento que tem vindo a permitir reabrir balcões que tinham fechado, facilitando a vidas das pessoas e garantindo um adequado serviço às comunidades.

“Mas não podemos descansar sobre as nossas conquistas e, por isso, em 2020 a Ordem dos Notários irá apostar ainda mais na inovação através de novos serviços desmaterializados, melhoria da comunicação com os cidadãos através da disponibilização de novos canais nas redes sociais, apps e um novo site centrado nos serviços prestados aos cidadãos” avançou o Bastonário da Ordem dos Notários, Jorge Batista da Silva.

Para os que agora chegam à profissão, Jorge Batista da Silva lembrou que ser notário não é carimbar papéis, “ser notário é aplicar a Lei, mas de uma forma Humana” e por isso exortou a “uma correta aplicação das regras sem descurar a proteção das pessoas”.

E lembrou mesmo palavras que o Papa Francisco proferiu na semana passada quando disse “no meio de tantos desafios vocês (notários) ajudam a sociedade a tornar-se mais humana, sendo mediadores entre a lei e as exigências socioeconómicas, fornecendo uma aplicação correta das regras, mas também prestando atenção às expectativas, proteção e segurança das pessoas”.

 

Por: LPM