A Ação de Dinamização e Promoção Cultural e Turística «Preparar o amanhã» decorreu no auditório Paços do Concelho Séc. XXI na passada 6ª feira, 6 de março.

Entre outros assuntos, falou-se sobre o futuro e os desafios do turismo no Algarve, a importância do marketing digital dos destinos turísticos, a multicentenária Arte Xávega e os trabalhos desenvolvidos e em curso no Museu de Lagos.

 Outro dos focos da iniciativa foi a apresentação dos principais eventos âncora em 2020 no município de Lagos, com destaque para a expansão da Feira Concurso Arte Doce para 5 dias (22 a 26 de julho) e da Festa do Banho 29 para 2 dias (28 e 29 de agosto).

Na sessão de abertura, a cargo de Hugo Pereira (Presidente CM Lagos), Fátima Catarina (Vice-Presidente da Região de Turismo do Algarve) e Adriana Nogueira (Diretora Regional de Cultura), foi referido o crescimento turístico do Algarve que, mesmo com desafios trazidos por constrangimentos como o Brexit, a falência de operadores turísticos e alterações climáticas, conseguiu registar, em 2019, um crescimento de hóspedes, representando 30% da quota nacional.

 Foi ainda evidenciada a importância dos pequenos eventos culturais na região, que, a par dos grandes eventos, contribuem grandemente para ultrapassar a sazonalidade.

 Foi ainda trazido para a mesa o tema do atual Coronavírus e das eventuais dificuldades que poderá trazer para a região, embora o futuro seja encarado com espírito positivo dada as provas que o Algarve tem dado na superação das adversidades.

Na sequência das propostas e desafios para o amanhã do turismo algarvio, Duarte Padinha (Diretor do Departamento Operacional da Região de Turismo do Algarve) apresentou uma perspetiva global e abrangente do Plano de Marketing Estratégico do Turismo do Algarve (PMETA 2.0) para o período 2020-2023 e que já está na fase final de preparação.

Para evidenciar o crescente papel do marketing digital e dos blogs de viagem, Catarina Leonardo (Vice-Presidente da Associação de Bloggers de Viagem Portugueses) falou da sua história e experiência pessoal até se tornar blogger de viagens profissional.

O impacto e o poder dos influenciadores, assim como a sua proximidade com os seus seguidores, foi mencionado pela autora do blog Wandering Life como de extrema importância no alcance do público e posterior decisão sobre o seu destino de viagem.

Na segunda parte da manhã, mais centrada em Lagos, Francisco Castelo (Técnico Superior de História da CM Lagos) apresentou a pesca multicentenária Arte Xávega na Meia Praia, prática que precisa de ser preservada dada a sua riqueza histórica e patrimonial, tendo a Câmara Municipal de Lagos elaborado uma proposta para que esta arte seja considerada património cultural.

Coube a Elena Moran (Técnica Superior de Arqueologia da CM Lagos) a tarefa de apresentar os trabalhos desenvolvidos e em curso no Museu de Lagos Dr. José Formosinho, atualmente a sofrer obras de reabilitação. Através de protocolos com várias entidades, tem sido possível o trabalho de conservação e restauro de peças que virão enriquecer o Museu, como azulejos, estruturas arquitetónicas, pinturas, documentos e objetos históricos.

Com abertura prevista para o último trimestre de 2020, este espaço faz parte dos vários núcleos museológicos de Lagos, servindo como um elemento de grande atratividade no município, reforçado com esta obra.

No final da manhã foram apresentados por José Viegas (Coordenador da Unidade Técnica de Comunicação, Cultura e Turismo da CM Lagos) os vários eventos âncora agendados em Lagos para 2020.

Entre as principais novidades está a expansão da Feira Concurso Arte Doce para cinco dias (22 a 26 de julho), sendo que o tema de 2020 será o Fado, como homenagem a Amália Rodrigues (este ano comemora-se o centenário do seu nascimento).

A doçaria continuará a ser o grande atrativo do certame que terá como região convidada a Estremadura e que dará a conhecer ao visitante a identidade cultural das duas regiões, as suas tradições e «artes» mais autênticas, tais como o artesanato em madeira, palma, esparto e olaria, tecelagem, bem como produtos agroalimentares, com destaque para os frutos secos, os licores e o mel.

A animação musical, com artistas de referência do panorama musical nacional, será outro dos atrativos deste grande evento.

A tarde ficou reservada para uma visita ao Museu de Lagos Dr. José Formosinho para que os participantes pudessem testemunhar a evolução das obras em curso.

Por: CM Lagos